logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Movimento luta pela criação do Monumento Natural do Morro de Santo Inácio PDF Imprimir E-mail
santo_inacio

Com o objetivo de assegurar a proteção de 9,1 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica dentro de Niterói, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais realizou no dia  31 de março, sábado, ato público no Parque da Cidade, em Charitas, com o objetivo de chamar a atenção da população para aprovação do projeto que prevê a criação do Monumento Natural do Morro do Santo Inácio. A programação teve início com a exposição de motivos para criação da unidade de conservação, seguida de caminhada ecológica ao Morro do Santo Inácio, mutirão de limpeza das trilhas e plantio de mudas de árvores da Mata Atlântica.
 

Abrangendo partes dos bairros de Jurujuba, Charitas, São Francisco, Maceió, Cafubá, Piratininga e Jardim Imbuí, a criação do Monumento Natural do Morro do Santo Inácio garantirá a conservação da biodiversidade, a manutenção no microclima local e o controle de erosão e sedimentação das encostas, assim com a preservação dos recursos hídricos do complexo lagunar Piratininga Itaipú, além de servir de incentivo para atividades de ecoturismo, turismo aventura, pesquisas científicas e educação ambiental.

Para o secretário municipal de Projetos Especiais, Gerhard Sardo, "a criação do Monumento Natural do Morro do Santo Inácio colocará Niterói na vanguarda da conservação ambiental no Estado do Rio de Janeiro".

Participaram da atividade representantes da Guarda Municipal Ambiental, Clube Niteroiense de Montanhismo, Comissão de Moradores de Niterói, Grupo de Ação, Pesquisa e Orientação a Projetos Sociais e Defensores da Terra.

 

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ