logo


Início
Codim PDF Imprimir E-mail

codin
CODIM – Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres
 

A CODIM tem como papel fundamental contribuir para a promoção da equidade de gênero, através da implementação de políticas públicas que efetivem os direitos humanos das mulheres e reforcem a sua cidadania, superando as situações de desigualdades vivenciadas pela mulher na sociedade.


A CODIM é um organismo da Prefeitura Municipal de Niterói, criado em março de 2003. Desde sua origem, a CODIM constituiu-se num espaço estratégico de incentivo aos demais órgãos municipais no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as mulheres.


CEAM - Centro Especializado de Atendimento à Mulher em situação de Violência


O CEAM é um serviço oferecido pela CODIM, dentro da perspectiva do enfrentamento à violência, onde se garante a mulher atendida acolhida e escuta qualificada, voltada para o rompimento com o ciclo da violência, fortalecimento das mulher enquanto protagonista histórica e sua consequente autonomia, além de orientação pautada nas perrogativas da Lei Maria da Penha.


O serviço tem garantido equipe técnica interdisciplinar composta por três categorias profissionais, a saber: Serviço Social, Psicologia e Direito.


CMP/Mulher – Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres


O Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (CMP-MULHER) é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o poder público voltado para elaborar políticas e programas dentro do contexto de eliminação de todas as formas de descriminação contra a mulher, de modo a assegurar-lhe melhores condições de vida, liberdade, igualdade de direitos e participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais.


Compete ao conselho promover o controle social das políticas para as mulheres, através de análise, proposição e fiscalização.


LIGUE 180 – CENTRAL DE ATENDIMENTO A MULHER


A Central de Atendimento à Mulher é um serviço do governo federal que auxilia e orienta as mulheres vítimas de violência através do número de utilidade pública 180. As ligações podem ser feitas qratuitamente de qualquer parte do território nacional.


O Ligue 180 foi criado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em 2005 e conta com atendentes que cobrem o período de 24 horas diárias, inclusive nos feriados e finais de semana – ocasiões em que o número de ocorrências de violência contra a mulher aumenta.

 

Visite nosso blog: codim-niteroi.webnode.com


REDE DE ATENDIMENTO À MULHER


CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER 180 – CODIM Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres e CEAM Centro Especializado Atendimento a Mulher 2719-3047 Pref. De Niterói, R. Cônsul Francisco Cruz 49, Centro


DEAM Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher 2717-0558/2717-0900 Av. Amaral Peixoto, 577, 3º andar, Centro


DEFENSORIA PÚBLICA Vara de Família 2719-2743 Pça Fonseca Ramos (Rodoviária), 3º andar, Centro


JUIZADO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER 2716-4562/4563-4564  Av. Amaral Peixoto, 577, 9º andar

 

SOS MULHER casos de violência sexual 2629-9073 Hosp. Univ. Antonio Pedro, Av. Marquês de Paraná 303, 8º andar


PAISM Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Fundação Municipal de Saúde 2613-0593 Av. Amaral Peixoto 169, 6º andar


POLICLINICA DE ESPECIALIDADES DA MULHER “MALU SAMPAIO” Fundação Municipal de Saúde 2621-2302/2621-1109  Rua Visconde de Uruguai, 531 Centro.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ