logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Niterói participa da campanha de prevenção à dengue PDF Imprimir E-mail

O diretor do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devig), da Fundação Municipal de Saúde, Zamir Martins, informou que a Prefeitura de Niterói está participando da campanha lançada pela Secretaria de Estado Saúde (SES). A iniciativa divulga e sensibiliza todos os segmentos da população para que uma vez por semana, durante 10 minutos, todos façam o trabalho de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue em suas casas, empresas, escolas e órgãos públicos, entre outros ambientes.

 

 

Para Zamir Martins, os agentes que fazem o controle dos vetores enfrentam uma luta diária no trabalho de eliminação de todos os focos do Aedes aegipty nas diversas localidades do município, já que qualquer recipiente com água parada pode se tornar foco do vetor. Os agentes do CCZ, por sua vez, continuam intensificando as ações de eliminação do mosquito, além de participarem das reuniões do comitê intersetorial. Representantes de vários órgãos do município ser reúnem com o objetivo de se tornaram multiplicadores de informações sobre a enfermidade.

 

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig) considera importante a campanha, pois gera uma grande mobilização, que ajuda os técnicos no controle do inseto causador da doença. A população deve estar sempre prevenida e alerta para que se evite o avanço do Vírus DEN 4, que já foi encontrado nos bairros de Piratininga, Cachoeira, São Domingos e Engenho do Mato.

 

No seminário promovido pela Secretaria de Estado de Saúde, com a participação do Ministério da Saúde e das secretarias municipais de Saúde, nos três primeiros dias desta semana, Niterói esteve representada por outros setores, além da Covig e do Devic. A especialista em dengue, a médica Sônia Maris Zagne, esteve presente junto com os médicos Paulo Aprato, supervisor de Clínica do Programa Médico de Família (PMF) e Sérgio Arino, que, além de vice-diretor da Policlínica de Especialidades Sérgio Arouca, é coordenador do Programa Multiprofissional, entre outros participantes.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ