logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Maestro é homenageado por bandas no Campo de São Bento PDF Imprimir E-mail

O Maestro Affonso Gonçalves Reis, considerado o Mestre das Bandas de Música no Brasil, será homenageado com um recital das bandas da Fundação Souza Marques e Henrique Lage (CETEP - Barreto), dia 22 de julho, às 10h30, no Campo de São Bento, na pista de patinação. O evento é uma promoção da Academia Fluminense de Letras em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Cultura e Fundação de Arte de Niterói.


Mestre Affonso era natural de Ponte Nova (MG), porém afirmava ser “um niteroiense de coração”. Iniciou suas atividades musicais numa orquestra familiar. Ainda criança, começou a aprender a tocar saxofone alto e bombardino.
  

Aos 14 anos ingressou como estudante no Colégio Salesiano de Ponte Nova (MG), onde havia uma banda colegial, da qual participou tocando bombardino. Em 1938 transferiu-se para o Colégio Salesiano de Campinas (SP), onde retomou o estudo de trompete e tornou-se contramestre.


Por ocasião de uma visita do interventor de São Paulo, Ademar de Barros, a São Carlos do Pinhal, Affonso assumiu a direção da banda daquela cidade, na ausência do maestro. O sucesso foi tamanho que se tornou regente titular. 


Em Campinas, Affonso ingressou no apostolado da obra de Dom Bosco. Foi convidado pelo diretor do Colégio Salesiano de Lorena (SP), para assumir a banda da escola. Lá atuou de 1941 a 1947. Neste período estudou harmonia com J. Geraldo de Souza e flauta com L. Pertenel e teologia e assumindo o compromisso de contribuir de forma eficaz para fazer dos jovens cidadãos honestos e bons cristãos.


Transferido para Niterói, em 1948, assumiu a regência da banda de música do Colégio Salesiano Santa Rosa e continuou estudando no Conservatório de Música de Niterói com os professores Darcy March e Flávia Chapot Prevost.


Pela Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa e sob a batuta do Mestre Affonso passaram inúmeros músicos que hoje integram outras bandas civis, e militares, orquestras nacionais e internacionais. Sob sua regência, quatro LP’s foram gravados pela banda, que também conquistou vários títulos e troféus, que dentre os quais se destacam o de Campeã no II Festival de Música da Juventude em Zurique Suíça, o Título de Patrimônio Cultural Fluminense, e o Título de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Natureza Imaterial do Município de Niterói, além da participação especial em duas novelas de época na Rede Globo, Olhai os Lírios do Campo e O Ateneu.


Paralelamente às atividades musicais, Mestre Affonso assumiu, por mais de 20 anos, a função de professor de educação física no Colégio Salesiano, já que era formado em Educação Física pela Universidade de Goiânia.

Seu exemplo de dedicação à música e à formação dos jovens foi reconhecido e exaltado em várias homenagens, como: título de cidadão niteroiense (D.O. resolução 1197/83 de 10/11/83); Prêmio Cultural J. Bezerra de Menezes; Troféu O Semeador – Lyons Clube de Niterói (São Francisco); Vários prêmios de melhor regente em concursos; Em 1992, foi agraciado com a medalha Tiradentes da Assembléia Legislativa – RJ.


Banda da Fundação Souza Marques – Regente: José Bernardo de Souza


A banda da Fundação Souza Marques foi criada em maio de 1976, sendo composta por alunos do Colégio e Faculdade Souza Marques, tendo como regente desde a sua criação o Professor e Maestro José Bernardo de Souza.


Participa ativamente no meio musical do Estado do Rio de Janeiro, com presença nos Encontros de Bandas de nosso Estado desde1982, obtendo vários primeiros lugares. Convidada pela Prefeitura de Angra dos Reis gravou um LP com músicas da Festa do Divino daquela cidade.


Em 1984, gravou na rádio MEC, programas educativos e folclóricos; em 1986, participou do Projeto Centenário do Compositor e Maestro Heitor Villa-Lobos. Em 2000, classificou-se em primeiro lugar no Pólo de Magé, no XXV Encontro Estadual de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro.


Seu regente e fundador Maestro José Bernardo de Souza é natural de Serra Branca (Paraíba), onde iniciou os seus estudos musicais. Posteriormente ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais, onde ampliou os seus conhecimentos com os cursos de formação e aperfeiçoamento de Mestre de Bandas, tendo chegado à condição de Regente assistente da Banda Sinfônica CFN.


Formado na Escola de Música do Rio de Janeiro, também fundou a Banda Municipal Santa Cecília, em Niterói.


Repertório:

Cantos Nordestinos – Arranjos: Gilberto Gagliard

Sinatra In Concert – Arranjos: Jerry Nowak

Seleção Tim Maia – Arranjos:  França


Banda Henrique Lage – CETEP – Barreto Regentes: Maestro Lenilton Penha e a Maestrina Ana Botelho


A Banda de Música Henrique Lage foi criada em 1946. Seu primeiro mestre foi o tenente Áureo Pinto Brandão, a quem coube a missão de iniciar os ensinamentos teóricos e os manuseios dos diversos instrumentos musicais. Para substituí-lo veio o tenente Antonio Medeiros. Em 1959, o tenente Alcides Antônio de Mello assumiu a banda com a missão de reorganizá-la. Em 1980, com o falecimento do tenente Alcides, assumiu a direção da banda o professore Maestro José Bernardo de Souza, que com muito esforço e apoio da direção do colégio e a dedicação dos alunos, participou com destaque nos encontros de bandas do Estado do Rio, gravou na Rádio MEC programas educativos. Em janeiro de 2005, com a sua passagem para a inatividade, passou a direção da banda para o seu amigo Lenílton Penha, que juntamente com a Maestrina Ana Botelho desenvolve um trabalho de alto nível. A banda Henrique lage do CETEP Barreto, Niterói, pertence à Fundação de apoio a Escola Técnica. Sua atual diretoria geral é da professora Laura Ribeiro Andrade.


Repertório:

Suíte Nordestina – Arranjos: Duda

New York, New York – Arranjos: John Kander

Swing The Mood – Arranjos: Michael Sweeney


Serviços:

Homenagem ao Maestro Affonso Gonçalves Reis

Bandas: Fundação Souza Marques e Henrique Lage CETEP- Barreto

Data: 22 de julho

Horário: 10h30

Gratuito

Campo de São Bento – Pista da Patinação

Rua Gavião Peixoto, s/n – Icaraí.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ