Prefeitos do Leste Fluminense se unem para a retomada do desenvolvimento regional PDF Imprimir E-mail

Gestores foram recebidos pelo prefeito de Niterói

comleste

24/01/2017 - O prefeito de Niterói reuniu-se na manhã desta segunda-feira (23.1) com 11 prefeitos da região Leste Fluminense, no Solar do Jambeiro. O encontro de trabalho teve como objetivo a elaboração de uma agenda conjunta de iniciativas visando a retomada do desenvolvimento da região, diante do cenário de crise no Estado do Rio.

Durante a reunião, os prefeitos manifestaram o compromisso objetivo de conjugar esforços e trabalhar em união para enfrentar a crise econômica e social nos municípios, que juntos têm uma população de 3 milhões de habitantes. O diálogo com a Petrobras para a retomada dos investimentos no Comperj e na indústria naval é um dos pontos considerados prioritários pelos gestores e terá, como primeiro passo, uma audiência dos prefeitos, no dia 14 de fevereiro, com o presidente da estatal, Pedro Parente.

Além da troca de experiências para melhorar a gestão municipal e reorganizar os serviços públicos prestados aos cidadãos, os prefeitos também vão atuar para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento da Região, e irão pleitear uma agenda de projetos e reivindicar mais atenção dos governos estadual e federal.

O prefeito de Niterói destacou que o anúncio recente da Petrobras pela retomada dos investimentos do Comperj trouxe esperanças para as cidades.

“Temos a confiança de que essa medida contribuirá para retomar o desenvolvimento local e regional. Esperamos o restabelecimento pleno do diálogo e cooperação com a Petrobras na audiência do dia 14 de fevereiro. Em meio a tantas dificuldades e desafios de nossas cidades, é importante transmitirmos à sociedade civil e à iniciativa privada de nossa região nosso compromisso e convicção de um futuro melhor para todos os cidadãos. Isso só será possível pela participação de todos, pelo trabalho dedicado dos gestores locais e pela união de todos os municípios do Leste Fluminense”, afirmou o prefeito de Niterói.

O prefeito Sadinoel Oliveira Gomes, de Itaboraí, destacou a importância do encontro. “O encontro de hoje é de suma importância para a sobrevivência dos prefeitos, principalmente daqueles no primeiro mandato. Capitaneados pelo prefeito de Niterói, a gente abre a interlocução com mais facilidade na busca pela retomada do Comperj e da empregabilidade na região”, disse.

Já o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou os desafios que os municípios estão enfrentando. “Muito importante estarmos aqui hoje com os prefeitos. A gente está num momento de crise e necessidade de superar os desafios de cada município, mas acreditamos que o fortalecimento da nossa região abre a possibilidade de discutir com os governos estadual e federal as demandas dos municípios. Maricá se soma a esse movimento capitaneado pelo prefeito de Niterói, na perspectiva de pensar no desenvolvimento da região, na integração e, acima de tudo, na relação com a Petrobras e nas demandas que a gente tem de reestruturação do Comperj”, afirmou.

Manoela Ramos de Souza Gomes Alves, de Saquarema, afirmou que o encontro uniu os municípios. “Quero parabenizar o prefeito de Niterói, por ter incentivado esse encontro com os prefeitos da nossa região. Temos que unir forças para conseguirmos melhor reivindicar o que precisamos. Sozinhos não somos nada”, ressaltou a prefeita.

alt

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, parabenizou o chefe do Executivo niteroiense pela iniciativa. “Gostaria de parabenizar o prefeito de Niterói pela iniciativa de convidar todos os prefeitos da nossa região. Niterói é nossa ancora nesse projeto. Tenho certeza que alcançaremos belíssimos resultados com a experiência que tem Niterói. O prefeito niteroiense pode nos ajudar muito. Senti uma união forte da parte de todos os prefeitos”, disse.

Participaram do encontro os prefeitos de Saquarema, Manoela Ramos de Souza Gomes Alves; de Casimiro de Abreu, Paulo Cesar Dames; de Itaboraí, Sadinoel Oliveira Gomes; de Tanguá, Valber Luiz de Carvalho; de Silva Jardim, Wanderson Alexandre; de Nova Friburgo, Renato Bravo; de Guapimirim, Joselito Pereira de Oliveira; de Magé, Rafael Tubarão; de Maricá, Fabiano Horta; e de Cachoeiras de Macacu, Mauro Soares.

Também estiveram presentes o vice-prefeito eleito de Niterói, Comte Bittencourt; os secretários municipais de Fazenda, Cesar Barbiero; de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta; e Executivo, Axel Grael.