Prefeitura apresenta plano de mudanças no trânsito em Icaraí à população do bairro PDF Imprimir E-mail
26/01/2017 - Representantes da Prefeitura de Niterói se reúnem às 19 horas desta quinta-feira (26/1) com moradores de Icaraí, na Zona Sul da cidade, no Clube Central, para apresentarem a proposta da Operação Icaraí, que prevê mudanças na circulação dos ônibus no bairro.
A Prefeitura estruturou um plano que prevê modificações com objetivos de adequar o tráfego no miolo de Icaraí aos corredores estruturais que cruzam o bairro e otimizar a circulação de veículos nas vias arteriais e locais internas do bairro. Somente após serem discutidas com a população, as medidas deverão ser implantadas.

A proposta da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana é concentrar o fluxo de ônibus em quatro vias que ligam a Praia de Icaraí a Santa Rosa: Álvares de Azevedo, Lopes Trovão, Mariz e Barros e Joaquim Távora. Os coletivos deixarão de passar pela Rua Presidente Backer.

No sentido oposto, a Rua Miguel de Frias e a Avenida Almirante Ary Parreiras continuarão a receber os coletivos. Os ônibus deixarão de passar pelas ruas General Pereira da Silva, Tavares de Macedo, Domingues de Sá e Avenida Sete de Setembro.

Ainda de acordo com o plano, ficará proibido o estacionamento e pontos de táxi na Álvares de Azevedo e na Lopes Trovão, que são ruas mais estreitas, no trecho que vai da praia até a Roberto Silveira, em ambos os lados. Na Mariz e Barros e Miguel de Frias, vias mais largas, será permitido o estacionamento e paradas de táxis.

O plano prevê ainda a implantação de uma ciclofaixa na Rua Lopes Trovão e um estudo para a viabilidade da construção, a médio prazo, de um túnel ligando as ruas Cinco de Julho (a partir da esquina com a Gavião Peixoto) e Oswaldo Cruz. Também está em estudos a instalação de uma ciclofaixa na Miguel de Frias ou na Álvares de Azevedo.

Além das mudanças no trânsito, Icaraí vai ganhar até o fim de fevereiro um CTA (Centro de Tráfego de Área) com 42 sinais de trânsito modernizados, sendo 13 inteligentes.

Os 13 semáforos inteligentes possuem câmeras, que fazem a contagem dos veículos que passam pelas vias e têm a autonomia de prolongar o tempo de verde quando necessário., dando mais agilidade ao tráfego. Os outros sinais que formam o CTA terão tempo fixo de verde e vermelho. Os equipamentos terão sistema no-break e poderão funcionar até oito horas mesmo com corte no fornecimento de energia.

Os sinais inteligentes serão instalados na Avenida Jornalista Alberto Torres, nas esquinas com as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo; na Avenida Roberto Silveira, nos cruzamentos com as ruas Lopes Trovão, Presidente Backer, General Pereira da Silva, Álvares de Azevedo, Castilho França e Miguel de Frias; na Rua Lopes Trovão, nas esquinas com Gavião Peixoto e Mem de Sá, e Avenida Almirante Ary Parreiras esquina com Rua Irineu Marinho. Dois equipamentos já estão em funcionamento, nas esquinas da Ary Parreiras com Avenida Roberto Silveira e Rua Lemos Cunha.

Icaraí ganhará também três painéis fixos que passarão aos motoristas informações sobre o trânsito na cidade. Os equipamentos serão instalados na Avenida Jornalista Alberto Torres, altura da Praça Getúlio Vargas; na Avenida Roberto Silveira, altura da Avenida Almirante Ary Parreiras, e na Rua Marquês do Paraná, pouco antes da Rua Miguel de Frias.