logo


Início
Obras do mergulhão da Praça Renascença estão20% concluídas PDF Imprimir E-mail

 

 

31/01/2017 - As obras do mergulhão da Praça Renascença, na Avenida Feliciano Sodré, no Centro de Niterói, estão 20% concluídas e serão inauguradas ainda no primeiro semestre de 2017. O anúncio foi feito pelo prefeito de Niterói e pelo diretor-superintendente da Ecoponte, Alberto Lodi, durante reunião de trabalho na tarde da última quarta-feira (25/1).

 

 

No encontro, foi apresentada a maquete digital do mergulhão. De acordo com Lodi , a obra está na fase da instalação das paredes diafragma, etapa inicial para a construção do trecho subterrâneo. Em toda a construção do mergulhão, cerca de 25 mil metros cúbicos de material serão extraídos durante a escavação, o equivalente a 1,3 mil caminhões.

 

Para a realização da obra, a Ecoponte realizou o plantio de 640 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no entorno do canteiro de obras. O chefe do Executivo municipal anunciou ainda a assinatura de um convênio entre a Ecoponte e o Horto do Fonseca para revitalização do viveiro de mudas do local. A medida prevê a produção de 40 mil mudas de espécies nativa da Mata Atlântica nos próximos quatro anos, que serão plantadas em ações sócio-ambientais na cidade

 

O mergulhão terá cerca de 500 metros de extensão, com 150 metros de trecho subterrâneo. O novo equipamento de mobilidade urbana de Niterói irá melhorar o fluxo de veículos em um dos principais gargalos do trânsito na cidade: o sinal que fica na Avenida Feliciano Sodré com a entrada da Jansen de Melo, que provoca vários engarrafamentos.

 

Com a passagem subterrânea, quem vem do Centro poderá acessar a Avenida do Contorno e a Alameda São Boaventura sem precisar parar no sinal que fica no cruzamento, nem precisará contornar a Praça Renascença. Quem vier da Zona Norte e quiser acessar o Centro e a Zona Sul passará por cima do mergulhão.

 

Ao final da obra, a praça será entregue reformada, com tratamentos paisagístico e urbanístico totalmente refeitos pela concessionária. O investimento é de R$ 70 milhões. O prefeito destacou que todas as redes das concessionárias de serviço público que interferiam no local foram desviadas. Ele destaca a importância da intervenção para a cidade.

 

"Esse projeto, junto com o túnel Charitas-Cafubá, é uma das mais importantes obras de infraestrutura e mobilidade urbana de Niterói. Era esperado e prometido há mais de 40 anos. Ele requalifica a entrada da cidade, melhora a circulação e a mobilidade em direção à Zona Norte. É muito importante para reduzir os tempos de deslocamentos do Centro e da Zona Sul para a Zona Norte da cidade e São Gonçalo. É uma grande conquista para Niterói termos conseguido incluir esse projeto como uma das contrapartidas da nova concessão da Ponte. Queria ressaltar a sinergia e interação das equipes de engenharia da Prefeitura e da Ecoponte. Essa obra se iniciou antes mesmo da outra contrapartida que é fazer a alça ligando a Ponte à Linha Vermelha passando por cima da Avenida Brasil, no Rio. Em um contexto de crise geral, onde a maior parte das cidades e o Estado não estão conseguindo pagar os salários em dia, é importante Niterói estar pagando em dia, mantendo seus serviços e entregando duas das mais importantes obras da história da cidade: o túnel Charitas-Cafubá e o mergulhão da Praça Renascença", declarou.

 

Alberto Lodi afirmou que a obra vai melhorar a capacidade viária da região da Praça Renascença.

 

"É uma satisfação estar concluindo esse investimento. Ele é de extrema importância para desafogar o trânsito da região da Praça Renascença com aumento de capacidade viária. É um projeto moderno, com as mais novas tecnologias de engenharia, sistema de paredes de diafragma, túnel de 150 metros de extensão subterrâneo, iluminação, sistema de bombeamento, sinalização vertical e horizontal. Tudo dentro das normas de engenharia. Importante ressaltar a parceria com a Prefeitura, é de extrema importância para o sucesso do empreendimento", frisou.

 

A concessionária Ecoponte iniciou também a construção de passagens para pedestres no viaduto de acesso do Barreto à Ilha da Conceição. A pista sentido Ilha passará a ter duas faixas de rolamento, o que deverá melhorar o acesso à Ilha pela Avenida Benjamin Constant.

 

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ