logo


Início
Alunos de rede municipal de Niterói voltam às aulas PDF Imprimir E-mail

02/02/2017 - Estudantes da rede municipal de Niterói retornaram às aulas na hoje, quinta-feira (2). De acordo com a Fundação Municipal de Educação (FME), cerca de 30 mil alunos iniciaram o ano letivo, sendo 9 mil na Educação Infantil e 21 mil no Ensino Fundamental, o que significa um aumento de 12% em relação ao ano passado.

Hoje cedo, na UMEI Eduardo Campos, em Matapaca, uma das 20 escolas inauguradas nos últimos quatro anos pela Prefeitura de Niterói, as crianças e responsáveis foram recebidos na quadra pela diretora, Simone Valiarte. "A escola teve muito sucesso, que se confirmou nas matrículas para este ano. Temos 185 alunos, de 2 a 5 anos, matriculados em 9 turmas com 18 professoras e mais os funcionários de apoio. Também temos 3 crianças com necessidades especiais (deficiência auditiva, autista e epilepsia generalizada). Já pude ver que a comunidade é muito participativa e os pais estão muito satisfeitos", explicou Simone.

Fabiana Gonçalves estava com a cunhada Vanessa Teixeira e os respectivos filhos, Leandro Gonçalves, de 2 anos e 10 meses, Vitor Hugo e Davi Luis, ambos de 4 anos. "Só consegui vir fazer a matrícula na última fase e fiquei muito feliz em conseguir a vaga para o meu filho, pois moro aqui perto, em Maria Paula, e tenho indicação da minha cunhada que gosta muito do ensino nesta unidade", disse Fabiana.

Outro aluno que está começando hoje é o Heitor Gomes, de 2 anos. A mãe, Ana Paula Batista, contou que acha importante que o filho tenha contato com outras crianças. Ela pesquisou e pediu informações aos vizinhos sobre a escola antes de matriculá-lo. "Tive ótimas referências, por isso resolvi trazer meu filho para esta escola", contou. Já a pequena Manuela Beatriz, de 2 anos, filha da Josiele dos Santos, começou hoje sua rotina escolar para que a mãe possa voltar a trabalhar como recepcionista.


De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o desafio em 2017 é dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. “A eficiência que temos apresentado se deve à qualidade e ao empenho dos profissionais que integram a rede. O objetivo é continuar viabilizando uma educação pública de qualidade para os nossos alunos”, afirmou.


Niterói conta hoje com 91 escolas municipais, sendo 42 Unidades de Educação Infantil (UMEI) e 49 de Ensino Fundamental.  Ano passado foram inauguradas as UMEIs Eduardo Campos (Matapaca) e Regina Leite Garcia (Teixeira de Freitas), totalizando 20 novas escolas entregues pela atual gestão.


Para a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, o momento de expansão da rede exige uma olhar diferenciado. “O planejamento pedagógico para 2017, inclui a continuidade e a implementação de projetos importantes. Podemos citar os programas Alfabetização e Letramento para 3º e 4º ciclos, o Avaliar para Conhecer, o de Consolidação das Aprendizagens, os cursos de Formação Continuada para profissionais da Educação. Temos também uma grande expectativa em torno dos resultados da Prova Brasil”, ressaltou.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ