logo


Início
Campo de São Bento e Horto do Fonseca recebem a ação Saúde e Folia PDF Imprimir E-mail

11/02/2017- Aproveitando a proximidade do Carnaval, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organizou nesta manhã a 4a. edição do Saúde e Folia, com dois eventos que reuniram as músicas e signos desta data festiva com a promoção de saúde, realização de exames e conscientização no combate ao Aedes aegypti.

Os Comitês Intersetoriais de Combate à Dengue da Zona Norte e Praias dá Baia e o Programa Médico de Família montaram tendas no Campo de São Bento, em Icaraí e no Horto do Fonseca para prestar diversas informações e serviços à população.

Referente ao combate ao mosquito, além do alerta para impedir o acúmulo de água parada pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram distribuídos frascos de repelente caseiro. Alternativa econômica e natural para evitar as arboviroses (dengue, zika e chikungunya), a receita é de fácil preparo: cravo imerso em 500ml de álcool por 4 dias, sendo agitado de manhã e de tarde. Depois, ao acrescentar 100ml de óleo de amêndoas, aplicar no corpo de 3 em 3 horas.

A Fiocruz atuou junto dando detalhes do projeto iniciado em Jurujuba em 2015 e em expansão para outras regiões do município. O Eliminar a Dengue: Desafio Brasil consiste na soltura de mosquitos com a bactéria Wolbachia, os mosquitos que estão inoculados com a wolbachia são incapazes de transmitir a doença.

Nas outras tendas alocadas nos dois eventos, profissionais da rede pública de saúde conversaram sobre os cuidados com a Saúde Bucal, com distribuição de kits escovação; o esclarecimento sobre os perigos do cigarro, do álcool e outras drogas, informando como a rede atende aqueles que desejam acabar com o vício; e informações sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e métodos contraceptivos.

Nessa atenção à Saúde Sexual, preocupação em época de Carnaval, a ação também disponibilizou testes rápidos de HIV e Sífilis, através do Consultório na Rua, que presta atendimento itinerante para as pessoas em situação de rua. Também foram realizados aferição de pressão e glicose nos transeuntes das praças.

Tendo feito os testes, a comerciante de doces no Horto, Tatiana Rodrigues, elogiou a ação: "Muitas pessoas não têm acesso e não costumam frequentar as unidades de saúde. Eventos como esse são importantes para agregar a sociedade, explicando a importância do cuidado com a saúde".

Acompanhando os dois eventos a secretária de saúde, Maria Célia Vasconcellos, afirmou: "a promoção da saúde é estratégica, pois chega antes da doença se agravar. A Atenção Básica tem essa característica de combater os agravos em todas as alas, estimulando o cuidado à saúde de forma integral e para todos".

Nessa linha, aproveitando do tema do Carnaval, a vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Juliana Costa, considera que esse trabalho mais lúdico também é fundamental no cuidado. "Saúde não é só doença. A diversão também pode ser tratada pela saúde. Podemos aproveitar eventos culturais como esse para abraçar a população, ir além das equipes regionais e das unidades e promover saúde", finalizou.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ