logo

logo logo logo Colab

Início
Servidoras de Niterói recebem homenagem no Dia Internacional da Mulher PDF Imprimir E-mail

mulher1
09/03/2017
- Integrantes importantes da administração municipal, seja no comando do trânsito, da ordem pública ou varrendo as vias da cidade, as mulheres que ajudam a fazer o governo em Niterói foram homenageadas hoje (8/3) no Teatro Popular Oscar Niemeyer, pelo Dia Internacional da Mulher. A Prefeitura de Niterói avança na constituição de políticas que garantam os direitos das mulheres com o objetivo de reverter dados como os que ainda acontecem no município: 15 mulheres procuram diariamente a Coordenadoria de Políticas e Direitos da Mulher (Codim) para denunciar algum tipo de abuso e receber apoio.

Para chamar a atenção e buscar conscientização, o município lançou a campanha Mulher: “Nenhum Direito a Menos”, que tem como objetivo ampliar a busca da igualdade entre homens e mulheres e a defesa dos direitos da mulher, dentro de um programa de uma cidade moderna sustentável, solidária e justa. A campanha está sendo encabeçada pela primeira-dama do Município, Fernanda Sixel, que é dirigente da organização Niterói Mais Humana.

“Precisamos reforçar a ideia de que não é aceitável qualquer tipo de violência contra a mulher. Houve muitos avanços, mas a Prefeitura continua se dedicando a este trabalho através da Codim, que trabalha em parceria com o Conselho da Mulher. O dia de hoje é uma data para homenagear, mas também para lembrar que a luta tem que continuar”, afirmou Fernanda Sixel, elogiando a atuação da educadora Felisberta de Carvalho, que está à frente do Conselho.

O prefeito da cidade destacou que tem muito orgulho de poder contar com a ajuda de milhares de servidoras no dia a dia da administração municipal. O chefe do Executivo lembrou que seu governo está representado por mulheres em pastas de suma importância como a Saúde, com Maria Célia Vasconcellos; Planejamento e Gestão, com Giovanna Victer; Conservação e Serviços Públicos, com Dayse Monassa; Assistência Social, com Verônica Lima; e Educação, com Flávia Monteiro; além das que exercem cargos em subsecretarias, serviços essenciais na administração direta, indireta e autarquias em todas as áreas e cargos. Todo o secretariado feminino estava presente na homenagem, além Magda Bittencourt, mulher do vice-prefeito eleito, Comte Bittencourt.

“Tenho muito orgulho em poder contar com essas mulheres que são fundamentais na administração. Trabalham com dedicação e compromisso e fazem diferença. As conquistas das mulheres de maneira geral foram muitas, mas ainda temos que avançar. É lamentável que em pleno século XXI, 15 mulheres por dia ainda procurem a Codim em busca de apoio – principalmente numa cidade com a qualidade de vida de Niterói. Por isso vamos avançar em políticas públicas e campanhas em defesa das mulheres. São competentes, sabem o que fazem e merecem nosso respeito”, frisou o prefeito.

Coordenadora da Codim, Haidee Antunes observou que ao serem recebidas e acolhidas, as mulheres passam por um processo de atendimento humanizado.

“É um atendimento democrático. Ali elas são acompanhadas por psicólogas e recebem toda a ajuda que precisam até que possam ser inseridas no mercado de trabalho ou montar um novo lar, se for o caso. É um trabalho feito com amor e profissionalismo”, disse a coordenadora.

Durante a homenagem de hoje, 36 funcionárias que representam todos os setores da Prefeitura, receberam um diploma que exalta a importância da presença feminina em todos os níveis do governo, além de flores.

Mulheres fazem a diferença no ordenamento da cidade

A guarda municipal Bianca da Silva Motta, de 36 anos, foi a responsável por agradecer a homenagem em nome das mulheres. Ela atua diretamente na rua como parte do grupo especial da guarda e conhece bem as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, mas garante que, em Niterói, o perfil do cidadão nas ruas é diferente.

“Não podemos dizer não passamos por situações de conflito durante o trabalho, mas normalmente o niteroiense é muito educado e quando sinalizamos com algo procuram atender quando se deparam com guarda feminina. Do contrário, agimos com educação e firmeza se for necessário e dá tudo certo”, ensina Bianca.

Pela primeira vez uma mulher ocupa um posto de subsecretária numa secretaria que atua diretamente no ordenamento urbano, onde a maioria dos funcionários é masculina, como é o caso da subsecretária operacional de Ordem Pública, major Iris Milena.

“É muito gratificante. Toda a corporação respeita e sabe que não é o fato de ser uma mulher que as diretrizes não devam ser cumpridas e, se for necessário, podemos ser enérgicas”, alerta Iris.

Nas ruas da cidade, a operadora de trânsito Thais Martins, de 28, também diz que não do espaço para brincadeiras de mau gosto: “Educação é uma coisa, mas nada de gracinhas. Somo muito profissionais e não damos espaço para piadinhas”, avisa a operadora.

Dia da Mulher Restaurante Cidadão

As mulheres que foram almoçar hoje no Restaurante Cidadão Jorge Amado, no Centro da cidade, foram recebidas com uma rosa vermelha ao entrar no espaço. O objetivo foi homenageá-las pelo Dia Internacional da Mulher. A população aprovou a ideia e comemorou a lembrança. A dona de casa Soraya Vasconcelos, de 55 anos, conta que almoça no restaurante toda semana e hoje se surpreendeu.

“O Dia da Mulher é todo dia, pois nossa vida e atividades não param nunca, mas receber uma rosa vermelha no dia de hoje é um ato de carinho que não esperava. Confesso que deixou meu dia mais feliz”, disse.

O restaurante era de responsabilidade do governo estadual e foi reaberto no dia 2 de janeiro, após ser municipalizado no segundo mandato do prefeito Rodrigo Neves.

Atendimento da Codin

A atuação do Codin conta também com o auxilio da  Central de Atendimento à Mulher é um serviço do governo federal que auxilia e orienta as mulheres vítimas de violência através do número 180. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia. Mais informações sobre a atuação da Codin no blog: codim-niteroi. webnode.com

Programação durante todo mês de março

O município terá uma extensa agenda de eventos durante todo o mês de março, elaborada em parceria da Codim, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da organização Niterói Mais Humana e de outras instituições da sociedade civil.

Dentre os eventos estacam-se caminhada “Mulher. Nenhum Direito a Menos”, que será realizada no dia 16, no centro da cidade; o II Encontrão da Juventude, com o tema” Agora é que são elas “no Horto do Fonseca, dia 19; Ação Cidadã no Colégio Estadual Guilherme Briggs, dia 25; abertura da exposição “Mulheres Brasileiras”, conjunto de fotografias e informações sobre 12 mulheres destaques na cultura brasileira, dia 28, na Sala Carlos Couto; debate sobre a Lei Maria da Penha nas escolas, dia 30; e inauguração da Sala de Amamentação da Policlínica Carlos Antônio da Silva, no dia 31. Toda a programação poderá ser conferida em niteroi.rj.gov.br/mesdamulher.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ