logo


Início
Delegações de seis países conhecem de perto gestão de Niterói PDF Imprimir E-mail
24/05/2017 - Grupo de 31 prefeitos, vereadores e gestores de cidades da América Latina participou de seminário no Caminho Niemeyer

Um grupo de 31 prefeitos e representantes de prefeituras de seis países da América Latina visitou, durante a manhã e a tarde desta quarta-feira, o município de Niterói. O objetivo dos integrantes das delegações, que foram recebidos pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, no Caminho Niemeyer, foi o de conhecer melhor o sistema de administração da cidade e os projetos em curso para modernizar, cada vez mais, o modelo de gestão implantado no município a partir de 2013.

No auditório do Caminho Niemeyer, Rodrigo Neves deu as boas-vindas ao grupo e apresentou um panorama histórico de Niterói e de sua gestão à frente da prefeitura. O prefeito revelou as condições que herdou a administração da cidade e enumerou as medidas adotadas para sanear finanças e realizar investimentos.

“Em 2013, ao assumir a prefeitura, nós pegamos uma cidade muito abalada e prejudicada por conta de uma tragédia ocorrida em 2010 que deixou milhares de desabrigados e vitimou dezenas de pessoas. Tivemos de adotar medidas de austeridade, pois a prefeitura estava completamente desorganizada, assim como seus serviços básicos. Havia salários atrasados, dividas a pagar, enfim, um quadro dramático e desafiador. Diante disso, decidimos mudar o modelo de administração da prefeitura. E após quatro anos de um ambicioso programa de modernização, Niterói tornou-se, hoje, no estado e no Brasil, é uma das poucas cidades que está com sua gestão organizada e realizando investimentos em infraestrutura, saúde, educação, mobilidade e outras áreas para melhorar a vida da população,” disse o prefeito, ressaltando ser “um prazer compartilhar essas experiências com vizinhos de países da América Latina.”

Representando as delegações estrangeiras, a prefeita de Montevidéu, no Uruguai, Sandra Nedov Rodriguez, ressaltou a importância do encontro e da troca de experiências entre as cidades com diferentes perfis.

“É um desafio para cada um de nós, com diferentes leis e organização, mas sei também que temos coisas em comum e acredito que esse encontro nos permite ver as peculiaridades de cada país e buscar formas de superar as adversidades e aprender novas políticas”.

O encontro em Niterói é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) em parceria com a Fundação Líderes Globais visando a troca de informações entre municípios de diversos países, conforme explicou William Resende, do Ibam.

“É uma alegria para todos nós estarmos aqui, debatendo questões que afetam toda a América Latina. Essa iniciativa visa a um intercâmbio, e o estado do Rio de Janeiro, especificamente Niterói, tem um significado especial. Niterói é uma cidade com excelente indicadores sociais, econômicos, de infraestrutura, finanças, qualidade de vida. A cidade está sempre entre as melhores do estado e a experiência de Niterói será de suma importância para as demais cidades aqui representadas”, disse.

Na reunião, a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer, apresentou as medidas adotadas pelo município desde o início de 2013 e apontou os próximos passos a serem dados. Ela reforçou a importância do encontro:

“O intercâmbio de experiências e potencialidades de municípios abre a gestão para novas possibilidades. O desafio de legitimar o governo local pela eficiência e pelo diálogo com a população é um dos objetivos do Governo de Niterói. Foi isso que apresentamos como modelo para outras cidades da América Latina.”

A coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura de Niterói, Gláucia Macedo, explicou que a ideia era a de criar uma agenda conjunta entre as diversas cidades que atendesse os interesses da delegação e que possibilitasse a Niterói compartilhar suas experiências, sobretudo nas áreas orçamentária e financeira, planejamento estratégico e aceleração de projetos, além de aumento de arrecadação.

“É uma forma de todos conhecerem as nossas ações e também de nós tomarmos conhecimento do que eles também estão fazendo. E nesse cenário, Niterói se torna um exemplo internacional de gestão”.

Outro ponto abordado foi a premiação de Niterói no programa Prefeito Empreendedor. O secretário Executivo da Prefeitura, Axel Grael, explicou aos representantes dos países como Niterói conseguiu o primeiro lugar no estado.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ