logo

logo logo logo Colab

Início
Alunos da rede municipal de Niterói retornam às aulas nesta terça-feira PDF Imprimir E-mail

31/07/2017 – Alunos da rede municipal de ensino de Niterói voltam às aulas nesta terça-feira (1/8) para o segundo semestre de 2017, após duas semanas de recesso. Agentes da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) estarão atuando nas regiões de maior movimento de veículos para orientar os motoristas e garantir a segurança dos alunos. E a Guarda Municipal retoma o programa Ronda Escolar, que tem por objetivo prevenir a violência e coibir a prática de pequenos delitos no entorno das escolas.

Na Operação Volta às Aulas, agentes da NitTrans estarão na porta das escolas nos horários de entrada e saída dos estudantes. São dois coordenadores, seis supervisores, 30 agentes e funcionários de diversos setores da NitTrans atuando na distribuição de folhetos educativos com noções de comportamento no trânsito. Cinco motos e seis viaturas estarão no apoio ao desenvolvimento do trabalho.

Em parceria com a Subsecretaria de Transportes, agentes da NitTrans fiscalizarão questões relativas aos veículos que circulam com alunos, localização de pontos de ônibus e gratuidade. A Operação tem o apoio da Secretaria de Educação, da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Federal.

Com o fim das férias, a Guarda Municipal retoma o programa Patrulha Escolar, com visitas diárias durante os horários de saída e entrada dos alunos, nos turnos da manhã e da tarde. As rondas são realizadas por duplas de guardas em viatura devidamente identificada nos colégios do município. Além disso, as rondas têm contado com o apoio da Coordenadoria de trânsito, que usa três motos, duas bicicletas e uma viatura apoiando os guardas municipais durante a Patrulha. Já está em andamento o processo para realização de licitação para compra de 10 novas viaturas.

A atuação da patrulha escolar consiste no patrulhamento preventivo realizado das 7h às 22h30, de segunda a sexta feira. Um sábado por mês, quando há dia letivo, as equipes também são mobilizadas para atuarem nos colégios. Em média, a patrulha permanece por 30 minutos em cada colégio, caso não haja ocorrências. Além do patrulhamento preventivo, as equipes da Guarda Civil Municipal realizam palestras e atividades com alunos e professores, sobre o perigo das drogas, bullying e violência nas escolas, educação no trânsito e até mesmo primeiros socorros.

 

Segundo semestre – De acordo com a Fundação Municipal de Educação, Niterói conta hoje com 91 escolas. São 42 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e 49 de Ensino Fundamental que atendem 30.039 incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Programa Criança na Creche. O encerramento do ano letivo está previsto para 21 de dezembro.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, cita as atividades que serão desenvolvidas no segundo semestre letivo com o objetivo de aprimorar a aprendizagem dos alunos e qualificar profissionais da rede.

“Teremos as Olímpiadas de Matemática, a Maratona de Língua Portuguesa, o Seminário de Educação Infantil, o Seminário de Educação Inclusiva, a Feira de Ciências, a Mostra Acadêmica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, além de diversos cursos e formações. Vamos continuar avançando e contribuindo para a consolidação de uma educação pública de qualidade em Niterói", afirma a secretária.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, destaca o programa de reforma das escolas e que terá continuidade nos próximos meses. “Além das 20 escolas que inauguramos, colocamos como prioridade a recuperação e modernização das nossas unidades. Até o fim do ano, vamos investir nas UMEIs Neuza Brizola, Julieta Botelho, Alberto de Oliveira e também na Escola Municipal Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis”, diz.

 

Calendário escolar – Os alunos matriculados no Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) devem ficar atentos ao calendário escolar. De acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a Prova Brasil será realizada no período entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. O exame, criado em 2005, faz parte de um conjunto de ações para avaliar a qualidade do sistema educacional brasileiro.

Também continuam abertas as inscrições na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os que não puderam iniciar ou prosseguir os estudos na idade certa. As vagas são para as seguintes unidades: E.M. Alberto Torres (Centro), E.M. Maria de Lourdes Barbosa (Fonseca), E.M. Paulo Campos (Icaraí), E.M. Maestro Heitor Villa-Lobos (Ilha de Conceição), E.M. Honorina de Carvalho (Pendotiva), E.M. Altivo Cesar (Barrreto), E.M. João Brazil (Morro do Castro), E.M. Francisco Portugal Neves (Piratininga) e E.M. Helena Antipoff (São Francisco).

Outras informações podem ser obtidas no edital de matrícula do EJA, no site www.educacao.niteroi.com.br ou pelo telefone 2179-6426.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ