logo


Início
Niterói recebe selo de enfrentamento às mudanças climáticas PDF Imprimir E-mail

25/08/2017 – A Prefeitura de Niterói recebeu, nesta sexta-feira (25/08), o selo de elaboração do inventário das emissões de gases de efeito estufa (GEE), concedido pelo Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade). O secretário-Executivo para América do Sul da associação, Rodrigo Perpétuo, entregou ao secretário Executivo, Axel Grael, o documento que atesta o comprometimento do governo municipal com o enfrentamento às mudanças climáticas. Em seguida, o secretário conheceu o Parque da Cidade, de onde pode conferir, alguns dos trabalhos de desenvolvimento sustentável que estão sendo realizados pela cidade.

Durante a elaboração do inventário, que conta com dados referentes à 2015, o Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas de Niterói (Geclima) passou por treinamento para fazer uso da metodologia do Iclei que mensura a emissão de gases de efeito estufa. O inventário é feito mediante a coleta, recorte de dados e informações sobre fontes de emissões no município, bem como sua relatoria de acordo com metodologia de referência.

Para o secretário Executivo Axel Grael, o selo conferido à Niterói estimula a confiança da população em relação à iniciativas de longo prazo, como o projeto Niterói de Bicicleta, o PRO-Sustentável, o Sistema de Informações Geográficas (Sigeo), em fase de implantação, e o Programa Niterói Mais Verde.

“Tornar a cidade mais resiliente não é tarefa só da administração pública, é da sociedade. Esse trabalho é algo que está sendo feito para o município. O reconhecimento do Iclei nos incentiva a criar, junto à sociedade, uma confiança ainda maior em relação ao caminho que estamos trilhando”, pontuou.

Perpétuo elogiou as iniciativas que a cidade está realizando no sentido do desenvolvimento sustentável, e que, segundo ele, vem chamando atenção de gestores de outras cidades pela eficiência. O secretário ainda agradeceu a liderança e compromisso apresentados pela cidade no movimento para a sustentabilidade global.

“Fico muito satisfeito de visitá-los e entregar o selo. Estamos divulgando o caso de vocês, que vai inspirar outras cidades a ir por esse mesmo caminho da apropriação e internalização do conhecimento a respeito dos processos que levam à política de mudanças climáticas”, disse.

O inventário que recebeu selo vai auxiliar o Poder Executivo Municipal na definição das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa; coordenar a elaboração de uma política municipal sobre mudança do clima; coordenar, acompanhar e monitorar, no âmbito dos órgãos que o integram, a  implantação de políticas públicas setoriais, observando sua eficácia na redução das emissões de gases de efeito estufa e aumento da capacidade adaptativa do município, bem como a adoção das medidas de mitigação e adaptação; e identificar fontes de financiamento e elaborar projetos para captação de recursos externos, visando à execução das políticas.

O Iclei é a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, que reúne mais de 50 membros, dentre cidades e governos estaduais na América do Sul.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ