logo

logo logo logo Colab

Início
Praias de Niterói alcançam maior índice de balneabilidade desde 2013 PDF Imprimir E-mail

20/12/2017 – O verão, que começa nesta quinta-feira (21.12), pode ser o melhor desde 2013 em termos de balneabilidade das praias niteroienses da Enseada de Jurujuba. De janeiro a novembro, as praias de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva estiveram próprias para banho em 62,58% do total de dias em que foram recolhidas amostras. Em 2013 esse índice foi de 27,8%.

A expectativa dos gestores do programa Enseada Limpa, implantado pela Prefeitura de Niterói em 2013, com o objetivo de despoluir a Enseada de Jurujuba, é que o mês de dezembro também apresente bons resultados, e que todas as cinco praias estejam com índices melhores no verão 2018 do que nos anteriores.

"Os excelentes resultados que se verificam na balneabilidade da Enseada de Jurujuba é a prova que a despoluição da Baía de Guanabara é um sonho possível. Não podemos prescindir dos grandes investimentos em saneamento nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, mas o que o Programa Enseada Limpa da Prefeitura de Niterói comprova é que ações locais podem trazer avanços significativos. O que o exemplo da Enseada de Jurujuba mostra é que a despoluição poderá ocorrer de forma mais rápida e eficiente com o sucesso de iniciativas de enseada por enseada, praia por praia, rio por rio. Essa lógica da ação local favorece a participação cidadã, pois baseia-se na escala do cidadão, onde é possível identificar mais facilmente as fontes de poluição e as providências corretivas", afirma o secretário Executivo da prefeitura, Axel Grael, responsável pela implantação do programa.

O índice de balneabilidade, produzido pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), passou a ser monitorado pelo programa e vem demonstrando crescimento desde que uma série de ações foram implementadas nas comunidades localizadas na região da Enseada de Jurujuba. O percentual dos 11 meses deste ano também é superior aos de 2014, 2015 e 2016.

 

O programa Enseada Limpa

Prevê uma série de iniciativas para tornar a Enseada de Jurujuba a primeira área da Baía de Guanabara totalmente despoluída, administrando sua bacia hidrográfica contribuinte. A área abrange os bairros de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Cachoeira, Maceió e Largo da Batalha.

Tem como proposta a integração dos diferentes setores da administração municipal que já atuam neste espaço, o que propicia maior otimização de recursos e ampliação dos impactos da gestão.

Este trabalho envolve ações de urbanização, ampliação da rede coletora de esgoto e das ligações domiciliares à esta rede, iniciativas para melhorar a gestão de resíduos sólidos e conter o seu despejo em encostas, controle de roedores, educação ambiental, entre outras.

O programa atua fomentando a coleta seletiva nas casas e escolas localizadas na região da Enseada de Jurujuba, em parceria com a Clin; acompanha o trabalho da Concessionária Águas de Niterói em ações que dizem respeito à saneamento. Também participa de um estudo para o desenvolvimento de um modelo de saneamento ambiental em uma das comunidades do bairro de Jurujuba, em parceria com a concessionária; além de acompanhar o calendário de desinfestação de roedores executado pela Vigilância Sanitária; distribuir cartilhas informativas dentro de suas ações de educação ambiental.

 

 

 
sigeo

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ