logo

logo logo logo Colab

Início
Prefeito recebe moradores da Região Oceânica para falar sobre obras de drenagem e pavimentação PDF Imprimir E-mail

02/03/2018 – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu, em seu gabinete, representantes de moradores do Jacaré, Santo Antônio, Maralegre, Serra Grande e Maravista, para falar sobre as obras de drenagem e pavimentação que serão realizadas nessas áreas da Região Oceânica. A previsão é de que as intervenções comecem em junho. Serão, aproximadamente, 435 vias contempladas, o que representa 75 quilômetros. Com investimento de R$ 210 milhões, as obras serão executadas com recursos da Cooperação Andina de Fomento (CAF).

No encontro, na noite da última quinta-feira (01-03), Rodrigo Neves explicou que esses novos editais seguirão o modelo adotado para o projeto de urbanização do Boa Vista, em Itaipu, onde as obras já estão sendo realizadas. Nesta região, 13 ruas serão contempladas, mudando a realidade dos moradores do bairro, com mais qualidade de vida, além da valorização dos imóveis.

“Estamos drenando e pavimentando diversas áreas da Região Oceânica, que ficou décadas sem receber investimentos. Já fizemos obras no Cafubá, Fazendinha, Bairro Peixoto, acabamos de entregar a Avenida Romanda Gonçalves, no Engenho do Mato, e iniciamos as obras no Boa Vista. Agora, teremos um novo ciclo de investimentos com o lançamento dos editais para os projetos executivos das obras de drenagem e pavimentação do loteamento Santo Antônio, do Jacaré, do Maravista e do Serra Grande, Maralegre e Santo Antônio”, disse.

Para o presidente da Associação de Moradores do Jacaré, Edenilton Santos de Souza, que mora no bairro há 34 anos, esta é uma importante e histórica conquista para a região. Com a intervenção, a Estrada Frei Orlando, com cerca de três quilômetros, receberá drenagem e pavimentação. Também será feita a renaturalização do Rio Jacaré.

“Há décadas, os moradores do Jacaré lutam por isso. Conversamos também sobre a recuperação da quadra esportiva e da praça. Estamos muito satisfeitos com a realização dessas obras. Aproveitamos para falar com o prefeito sobre a possibilidade de implantação de uma unidade do Programa Médico de Família no Jacaré. Esse diálogo é sempre muito importante”, afirmou Edenilton.

Ao lado do secretário executivo, Axel Grael, que apresentou o projeto para os moradores, o prefeito lembrou que as obras de macrodrenagem de Itaipu e Piratininga, realizadas na Estrada Francisco da Cruz Nunes e na Avenida Almirante Tamandaré, já contribuíram bastante para reduzir o problema de alagamento no loteamento Santo Antônio. E que as novas intervenções, com a microdrenagem de todas as ruas internas irão mudar, definitivamente, a realidade do bairro.

Moradora do Santo Antônio há 14 anos, Luciane Fernandes classificou a reunião como positiva. “Realmente tivemos uma melhora no problema de alagamento em algumas ruas do Santo Antônio após a conclusão das obras de macrodrenagem. Essa nova etapa de obra será fundamental para resolver este problema que enfrentamos há décadas e realmente precisa de uma solução. O Governo tem se mostrado muito empenhado”, disse.

Os moradores do Serra Grande também se mostraram bastantes otimistas com a realização das obras. Morador do local há 15 anos, Francisco Eugênio de Carvalho conta que a Avenida das Esmeraldas, considerada a “principal artéria” do Serra Grande, é uma das vias em situação mais crítica quando chove.

“Nossa expectativa é muito grande. Acredito que o melhor caminho seja apostar em projetos que prezem as peculiaridades de cada uma dessas regiões, afinal, todas têm suas características próprias. O Serra Grande, por exemplo, tem entrada para trilhas e podemos explorar este potencial de forma ordenada, criando um microbairro ecológico. Vamos nos organizar e apresentar algumas sugestões para o prefeito. Por isso, acredito que estas reuniões entre moradores e representantes do governo tornam-se fundamentais para o desenvolvimento do projeto”, ressaltou.

 
sigeo

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ