logo

logo logo logo Colab

Início
Niterói Down Click na Beleza homenageia engajados na luta pela inclusão das pessoas com Down PDF Imprimir E-mail

21/03/2018 – Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, cinco pessoas foram homenageadas com Moção De Aplausos, na manhã desta quarta-feira (21), na Câmara de Vereadores de Niterói, por seu envolvimento com a causa na cidade. O evento faz parte da 4ª edição do Niterói Down Click na Beleza, uma parceria da Prefeitura de Niterói com o Movimento Niterói Mais Humana. Este ano, a campanha leva o tema “Caminhos na profissionalização da pessoa com Síndrome de Down”.

A coordenadora do Niterói Mais Humana e primeira-dama, Fernanda Sixel, recordou o início do Niterói Down Click na Beleza, em 2015. Ela ainda comentou a importância da inserção da pessoa Down no mercado de trabalho em busca de uma sociedade para todos.

“Temos muita gente fazendo a cidade no anonimato. A iniciativa da moção é importante porque traz à luz essas pessoas, homenageando-as. O escolha do tema da profissionalização foi muito feliz, porque é uma preocupação de toda mãe. No caso de uma pessoa down, é uma preocupação ainda maior, porque sabemos que as dificuldade existem”, ressaltou.

A diretora-geral da Subsecretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Adriana de Lima, lembrou que a agenda continua até a semana que vem. No sábado, terá show de talentos e tendas interativas no Campo de São Bento. No dia 28, é a vez da inauguração do Telecentro da Pestalozzi.

“Niterói já avançou muito e é referência na educação especial. Estamos juntos para crescer o movimento, que é da cidade, é dos pais, é nosso. É bom que possamos contar com mais parcerias na luta por uma cidade mais inclusiva”, comentou.

Os cinco homenageados - Daniele Sant'Anna, Fernanda Campos Bonorino, Lucia Regina de Oliveira, Michel Côrtes e Andréia de Melo Siqueira - receberam a Moção de Aplausos das mãos do vereador Sandro Araújo.

“A causa da inclusão é de qualquer ser humano. A luta é para que portadores de qualquer necessidade sejam incluídos à sociedade de forma natural. A pessoa com Down está mais inserida, mas ainda há um caminho a percorrer”, disse.

Uma das homenageadas, Daniele Sant'Anna é co-fundadora da Acolhe Down e da Nit Down, iniciativas de acolhimento às pessoas com down e seus familiares. Para ela, o preconceito está ligado à falta de informação.

“A pessoa com Down é capaz, inteligente, basta que a gente acredite e dê oportunidade. A Acolhe Down faz um trabalho de acolhimento aos pais de bebês com a síndrome. No momento que levamos informação para esses pais, eles acreditam em seus filhos e dão oportunidades a eles”, pontuou.

A edição deste ano da Niterói Down Click na Beleza discute a inclusão da pessoa Down de forma efetiva na sociedade, principalmente no mercado de trabalho.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ