Alimentação saudável: horto de Itaipu e do Fonseca ganham feira orgânica
logo

logo logo logo Colab

Início
Alimentação saudável: horto de Itaipu e do Fonseca ganham feira orgânica PDF Imprimir E-mail

23/3/2018 – Niterói vai ganhar mais duas feiras orgânicas. A partir deste sábado (24/3), o Horto de Itaipu abre suas portas com um novo espaço para a alimentação saudável, com a venda de alimentos produzidos sem agrotóxicos, direto do produtor. Já no dia 7 de abril, será a vez do Horto do Fonseca. As feiras serão realizadas todo sábado, das 7 às 13 horas.


A iniciativa faz parte do Circuito Papa-Goiaba de Feiras Agroecológicas. O projeto é realizado pela Associação Fluminense de Famílias Agroecológicas (AFFA) em parceria com a Prefeitura de Niterói. O objetivo é facilitar o acesso dos moradores da cidade aos alimentos sem agrotóxico e direto do produtor.

“A expansão das feiras orgânicas para diferentes pontos da cidade, como o Horto de Itaipu e, em breve, o Horto do Fonseca, é uma forma de levar até a população, diferentes opões de consumo e de alimentos naturais, livres de agrotóxicos. A realização de feiras e eventos incentivam ainda mais à população para que ocupem estes espaços públicos”, diz a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

 

Desde o ano passado, as feiras orgânicas acontecem em Niterói em espaços como o Campo de São Bento e a Praça do Vital Brazil. “Com o calendário semanal de feiras estamos difundindo a alimentação saudável, o consumo consciente e a agroecologia. Com mais opções de locais de venda, conseguimos facilitar o escoamento do que vem do campo e ter um preço final melhor para o consumidor”, afirma a presidente da AFFA, Clarice Manhã.

 

Clarice explica que a agroeocologia é uma ciência que une saberes tradicionais e acadêmicos voltados para desenvolvimento rural sustentável e agricultura de base ecológica. “Não basta ser apenas sem agrotóxico. É preciso praticar o tripé da sustentabilidade: ser socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente correto”, enfatiza.

 

Certificação - Formada em março de 2017, com o apoio do Núcleo de Estudos em Agroecológica (NEA), que é dirigido pelo curso de nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), a AFFA garante a rastreabilidade de cada produto oferecido na feira por meio do seu Sistema Participativo de Garantia (SPG).

 

Neste modelo de certificação, um grupo formado por produtores, consumidores e técnicos se credencia no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e se organiza para a verificação das normas de produção orgânica conforme a legislação brasileira.

 

Confira os dias e horários das feiras em Niterói

Sábado – 8h às 14h

Campo de São Bento (Avenida Roberto Silveira, s/n – Icaraí)

Sábado - 7h às 13h

Praça Vital Brazil (Rua Maestro José Botelho, Icaraí)

Horto Fonseca (Alameda São Boaventura, 770)

Horto Itaipu (Rua Dr. Pálvaro da Silva, s/n - Maravista)

 
Niterói Cervejeiro

nno

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ