logo

logo logo logo Colab

Início
Obras de infraestrutura da comunidade São José seguem em ritmo acelerado PDF Imprimir E-mail

28/04/2018 – As obras de urbanização e infraestrutura da comunidade São José, no Fonseca, seguem em ritmo acelerado. Na localidade conhecida como Sem Terra, próximo à Estrada do Viçoso Jardim, já foram concluídas três das seis contenções previstas para a área. Uma quarta contenção está em andamento e estão sendo concluídas as intervenções de drenagem na Travessa Nova Esperança. Já na Rua Jardim Alvorada foi iniciada, este mês, uma intervenção para contenção de encostas.

Cerca de 1.500 famílias serão beneficiadas com as obras. O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, explica que, além das contenções de encostas, será feita a pavimentação de vias, além da construção de uma quadra poliesportiva, praça com academia da terceira idade, brinquedos para crianças e um anfiteatro.

“A obra será realizada em subáreas divididas em vias da comunidade, como o trevo das ruas São José e Jerônimo Afonso, além da Rua Jardim Alvorada. A previsão é de que o trabalho seja concluído em 18 meses”, diz Temperini.

Investimento - As intervenções na comunidade fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento do município é de aproximadamente R$ 45 milhões.

Estas obras são esperadas há décadas pelos moradores. Aos 64 anos, José Alves é um deles. Morador da Travessa Esperança, uma das principais vias de acesso à comunidade São José, há 23 anos, ele não esconde a alegria em ver a obra se tornar realidade e faz questão de acompanhar de perto o trabalho.

“Lembro como era difícil chegar em casa quando chovia. Era sempre muita lama nas ruas. Sem falar nos vizinhos que perderam muitas coisas em casa em dias de chuva forte. Hoje, olhamos para o alto e vemos as encostas. Não tínhamos essa estrutura. Agora podemos nos sentir mais seguros”, conta Alves.


Contenção – Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Niterói já realizou mais de 50 obras de contenção, onde foram investidos mais de R$ 150 milhões. Entre elas, pontos na Grota do Surucucu, em São Francisco; Morro do Holofote, no Fonseca; Morro do Palácio, no Ingá; Rua Engenheiro Guilherme Greenhalgh, em Icaraí; Rua Fagundes Varela, entre Ingá e Icaraí; além da obra na Rua Martins Torres, em Santa Rosa, concluída no início de março, onde uma pedra de 25 toneladas rolou em 2015.

 

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ