Biblioteca Parque de Niterói comemora um ano de reabertura e oficialização de municipalização
logo

logo logo logo Colab

Início
Biblioteca Parque de Niterói comemora um ano de reabertura e oficialização de municipalização PDF Imprimir E-mail

07/06/2018 – Administrada há um ano pela Prefeitura de Niterói, a Biblioteca Parque se tornou oficialmente do Município: foi publicado, nesta semana, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a municipalização do espaço. Com mais de 80 anos de existência, o local conta com um acervo de 62 mil títulos e, de junho de 2017 a junho de 2018, já recebeu quase 100 mil visitantes.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que a Biblioteca Parque de Niterói (BPN) é um patrimônio histórico e referência para a pesquisa, arte e conhecimento, e passou a ser oficialmente administrada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).

“Estamos celebrando um ano da reabertura após o convênio com o Governo do Estado. A Biblioteca tinha sido fechada em função da crise, mas asseguramos recursos para mantê-la aberta. A municipalização traz uma perspectiva de continuidade desse espaço de construção do saber, de convivência e de pesquisa. Esse prédio é uma pedra preciosa que faz parte da história de Niterói”, disse.

Localizada na Praça da República, um dos marcos arquitetônicos da região do Centro, a Biblioteca ficou fechada de fevereiro a junho de 2017, quando foi firmado o convênio com o Governo do Estado. Secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes defendeu que a reabertura da BPN, há um ano, reforçou o comprometimento da atual gestão com a cultura.

“O convênio e a posterior municipalização foram o caminho encontrado para permitir que a Biblioteca continue com as portas abertas para receber a população”, ressaltou.

A diretora da BPN, Claudia Ricci, explicou que o vasto acervo atrai ao local quase 10 mil visitantes por mês.

“A Biblioteca é um espaço gratuito, aberto ao público, onde qualquer um pode usufruir dos serviços, cursos e atividades. Quando ficou fechada, foi motivo de decepção para muitos, porque esse é um lugar onde todos se sentem confortáveis. É com grande alegria que recebemos a oficialização da municipalização”, comentou.

Além do acervo de livros, jornais, revistas, enciclopédias, biografias, DVDs, músicas digitalizadas, livros e equipamentos em Braile, no local há exibições de filmes, saraus de poesia, oficinas e leituras dramatizadas. A niteroiense Adriane Metello, de 45 anos, participa de uma das oficinas de customização que são oferecidas na BPN.

“A biblioteca é um espaço muito importante para mim. Participo de uma oficina de artesanato e estou aprendendo um ofício que pode me ajudar a aumentar minha renda, além de ser uma terapia estar em um local tão bonito e organizado”, contou.

A Biblioteca Parque de Niterói funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 19h.

 
Niterói Cervejeiro

nno

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ