Bibliotecas de Niterói e Plataforma Digital têm programação especial de férias
logo

logo logo logo Colab

Início
Bibliotecas de Niterói e Plataforma Digital têm programação especial de férias PDF Imprimir E-mail

13/07/2018 – O programa “Férias na Biblioteca”, voltado para crianças de todas as idades, começa nesta segunda-feira (16) em Niterói. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Fundação Municipal de Educação. Na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca haverá colônia de férias. Já na Biblioteca Parque, municipalizada em junho do ano passado, haverá minicursos voltados para os adultos. E o melhor: todas as atrações têm inscrições gratuitas.

As seis unidades que integram a rede de bibliotecas populares de Niterói terão programação especial. São elas: Aguinaldo Pereira de Macedo (Fonseca), Anísio Teixeira (Icaraí), Cora Coralina (Centro), Lídice Fróes Rodrigues (Jurujuba), Monteiro Lobato (Barreto), Silvestre Mônaco (Ilha da Conceição).

A programação prevê contação de histórias com a presença das escritoras Danielle Fritzen e Elaine Furlani, brincadeiras, apresentação do Palhaço Pic Caramelo e exibição de vários curtas como: “O emprego”, “Do meu lado” e “Depois que te vi”.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, as atividades que serão realizadas nas bibliotecas são fundamentais para desenvolver a criatividade e a aprendizagem através do brincar.

“O conhecimento não é construído apenas com a teoria aplicada nas salas de aula. As práticas lúdicas, de expressão artísticas manifestadas através das múltiplas linguagens são fundamentais para estimular a imaginação infantil”, declarou Flávia.

Para o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o projeto é importante para aguçar nas crianças o prazer pela leitura.

“O objetivo é propor a leitura através das apresentações artísticas. Desta forma, os nossos alunos irão apreciar a literatura brincando”, destacou Bruno.

Colônia de férias – A Plataforma Urbana Digital Eduardo Fabiano Maia Gouvêa, na Engenhoca, está oferecendo 120 vagas para a sua primeira colônia de férias. Podem participar crianças e jovens de 7 a 15 anos matriculados na rede pública ou privada de ensino. Serão formados grupos em dois períodos, manhã e tarde, e por faixa etária, de 16 a 20 de julho e de 23 a 27 de julho. A inscrição deve ser feita presencialmente. A Plataforma Digital fica na Praça Vereador José Vicente Sobrinho (largo de São Jorge), s/nº - Engenhoca, Niterói.

Minicursos – A Biblioteca Parque também terá uma programação especial de férias, minicursos de literatura, design e pintura. No dia 18 será realizado na sala multiuso o minicurso design, arquitetura e vanguardas de mulheres soviéticas. No dia 20, no mesmo espaço, será ministrado o minicurso de pintura “dos ícones medievais à performance contemporânea – a história da Rússia mostrada por meio das artes visuais”. No dia 25 será a vez do minicurso “literatura moderna na Rússia. Da era do ouro às vanguardas soviéticas”. No dia 27 a sala multiuso estará aberta para o minicurso “resistência: mulheres na Rússia do Nilismo ao espaço sideral”. Todos dos minicursos têm início às 14 horas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no local – Praça da República, s/nº, Centro.

 
Niterói Cervejeiro

nno

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ