logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH

Licitações SEMUG


Início
Cerca de quatro toneladas de resíduos recolhidos em praias, rios e lagoas de Niterói PDF Imprimir E-mail

limpeza
15/09/2018 -
Com o tempo nublado e temperatura amena, cerca de quatro mil voluntários recolheram resíduos em praias rios e lagoas da cidade, na manhã deste sábado (15), durante o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Este ano, o evento, conhecido internacionalmente como Clean Up Day, aconteceu em dez pontos do município (dois a mais que em 2017) e recolheu cerca de quatro toneladas de resíduos. O prefeito Rodrigo Neves foi conferir de perto o trabalho na 18ª edição da atividade em Niterói.

 

Em todos os pontos, aconteceram atividades não apenas de limpeza, mas também de conscientização ambiental. Em cincos praias, o Sesc e Senac ofereceram tenda de massagem feita por alunos para os voluntários, oficinas de velas com reaproveitamento de óleo, badminton, tiro com arco, slackline, circuito funcional e jogo ecológico sobre preservação das tartarugas. Muitas escolas, crianças e famílias inteiras participaram em vários pontos da cidade,

O tema desde ano do Clean Up Day foi “Um Oceano sem Plásticos”. As equipes de voluntários orientadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, recolheram e separaram muitos plásticos, incluindo canudos, cigarros, embalagens entre outras coisas.

“Esse é um dia muito importante.  Dia de mobilização de voluntários, sociedade civil e o poder público. Os governos precisam atuar na gestão adequada de resíduos sólidos como nós temos feito em Niterói. Implantamos em nossa gestão o aterro controlado de Niterói e fizemos uma ação integrada com os municípios vizinhos através de um consórcio para dar um destino adequado ao lixo. Estamos ampliando os programas de reciclagem e mobilização da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) junto a residências e comércios entre outras ações. Mas, o dia do Clean Up é importante porque conta com a participação da sociedade civil. Essa conscientização e fundamental", frisou o prefeito Rodrigo Neves.

A Prefeitura de Niterói trabalha na limpeza da cidade durante todo o ano. Nas regiões próximas às lagoas de Piratininga e de Itaipu, por exemplo, são recolhidos, em sua maioria, materiais como entulho de obras e até móveis, descartados de forma irregular pela população. A limpeza nesses entornos é feita manualmente e com frequência pela Clin. Nas areias do litoral niteroiense, o lixo recolhido, em sua maioria, é latinha e papel.

“Muita gente colaborou. Esse tipo de evento é importante para dar visibilidade ao problema do lixo que é hoje uma das maiores preocupações globais. É importante que haja uma postura de cidadania. As pessoas devem evitar produtos com excesso de embalagem, além de fazer o reaproveitamento e reciclagem. No dia de hoje foi feita uma grande coleta e separação. Todos viram o quanto precisam de consciência ambienta", disse o secretário Executivo Axel Grael.

De janeiro a agosto de 2018, a Clin recolheu cerca de duas mil e trezentas toneladas de resíduos no entorno de praias, lagoas e rios de Niterói. Só na praia de Icaraí foram 320 toneladas. No Clean Up Day 2017, foram recolhidas 3 toneladas de resíduos por cerca de 1.500 voluntários.

“Colocamos barracas, oferecemos palestras nas praias. É importante deixar claro que não existe lixo na natureza. Nós, seres humanos, é que produzimos lixo. É importante cada um ajudar de um jeito, com conscientização”, disse Luiz Froes, presidente da Clin.

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ