logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH


Início
Prefeitura de Niterói entrega obras de creche no Preventório PDF Imprimir E-mail

15/09/2018 – A Prefeitura de Niterói entregou, neste sábado (15), as obras da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) do Preventório, em Charitas. Maior Umei da cidade, com 360 vagas, a unidade vai funcionar em horário integral, atendendo a crianças na faixa etária de 2 a 6 anos. As matrículas, que deverão ser feitas presencialmente, acontecerão nos meses de outubro e novembro. O prefeito Rodrigo Neves anunciou que com a obra da creche concluída, irá se concentrar na reforma e modernização da maternidade Alzira Reis, também no bairro de Charitas.

Com uma área de 1.848 metros quadrados, o prédio possui três andares, brinquedoteca, refeitório, cozinha, vestiário e pátio coberto. A unidade ocupa uma área na entrada da comunidade e conta com 18 salas climatizadas, contribuindo para o processo de desenvolvimento educacional na região, com um ensino público de qualidade para os alunos. No processo de matrícula será dada prioridade para crianças que morem na comunidade do Preventório e nos bairros adjacentes.

“Com mais esse equipamento de educação, centenas de famílias poderão buscar o seu trabalho sabendo que seu filho está numa escola da qualidade. Com as 23 escolas que eu construí levei educação para locais que não tinham cobertura educacional como Vila Ipiranga, Sape Caramujo Maria paca entre outros. Fizemos um estudo cientifico e identificamos quais os locais que necessitavam de cobertura em todas as regiões da cidade. Conseguimos colocar todas as crianças na escola de ensino fundamental e infantil. Olhamos a educação de forma especial”, destacou o prefeito.

Ele reiterou que a lei de diretrizes e base propõem educação para crianças de quatro a cinco anos e que no preventório o atendimento será ampliado para crianças de dois anos. Neves afirmou que deu mais um grande passo na educação com um equipamento confortável, climatizado e que terá todo o conforto para as crianças se desenvolverem. Frisou, que a saúde também é sua prioridade e informou que a maternidade Alzira Reis será toda reequipada e terá UTI Neo Natal.

A secretária Flávia Monteiro explicou que com a obra pronta agora será a fase da Prefeitura instalar no prédio todos os equipamentos educacionais necessários.

“Vamos trabalhar com muito carinho nesta unidade como fizemos com todas as outras estaremos ampliando o atendimento também para moradores de Jurujuba. Niterói está muito à frente em educação”, observou a secretária.

A Umei integra o programa Mais Infância, criado em 2013, que tem como objetivo ampliar o número de vagas de maneira a garantir o acesso e a permanência dos alunos na Educação Infantil. Com investimento de R$ 7 milhões, a Umei Preventório é a vigésima terceira unidade entregue pela atual gestão.

Desde 2013, a Prefeitura de Niterói ampliou significativamente os investimentos em Educação por entender que se trata da política pública mais importante para a construção de uma cidade mais equilibrada e menos desigual. A atual gestão foi a que mais construiu e implantou escolas municipais na história da cidade. São 22 novas unidades e 50 foram reformadas.

Natália da Silva Araújo, 23 anos moradora do Preventório, comemorou a construção da creche.

“Agora vou poder voltar a trabalhar com serviços gerais porque vou ter como deixar o meu filho de quatro anos aprendendo e bem cuidado. Estou muito feliz”, falou.

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ