logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH

Licitações SEMUG


Início
Niterói abre vagas para Programa de Trainees em Gestão Pública PDF Imprimir E-mail

18/09/2017 – A Prefeitura de Niterói abriu inscrições para o Programa de Trainees em Gestão Pública. Serão oferecidas 16 vagas e a bolsa auxilio será de R$ 4 mil. O candidato pode estar matriculado em qualquer curso de nível superior com previsão de formatura até 31 de março de 2019. Não há limite de idade. Os selecionados irão atuar na secretaria municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) e em outros órgãos do município por até dois anos.

O objetivo do programa é formar novos gestores públicos a partir da seleção de profissionais com nível superior completo interessados em atuar no poder executivo municipal, colaborar na solução de desafios e ajudar no desenvolvimento de novas políticas públicas. O programa, instituído ano passado pela lei 3.305, foi regulamentado na última quinta-feira (13) pela Seplag.

Elaborado em parceria com o Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos especializada no desenvolvimento de profissionais públicos, o Programa de Trainees de Niterói conta com processo seletivo que incluirá provas on-line de múltipla escolha, entrevistas e prova discursiva sobre temas relacionados ao município. Os interessados em participar devem se cadastrar até o próximo dia 27 no site http://www.inscricao.vetorbrasil.org. A Vetor será responsável pela pré-seleção dos candidatos por meio de avaliação de competências. A previsão é de que os novos trainees comecem a atuar em janeiro de 2019.

"Com a regulamentação desse programa, Niterói dá um passo à frente na formação de gestores públicos. Iniciamos a contratação de trainees no ano passado e a experiência foi avaliada positivamente. Trouxemos 10 jovens para apoiar projetos estratégicos da gestão, como o Niterói Mais Resiliente (medida de ajuste fiscal) e cidades inteligentes e eles trouxeram contribuições muito valiosas. Para se ter uma ideia, o HackNit teve atuação direta de um trainee. Queremos nos consolidar como um “governo-escola” que possibilita o aprendizado em serviço”, afirma a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer.

Os trainees selecionados serão vinculados à Seplag mas poderão atuar em outros órgãos e entidades municipais desde que desempenhem funções relacionadas à gestão de programas e projetos públicos. Eles participarão também de atividades acadêmicas, entre elas aulas presenciais e on-line e palestras sobre temas relacionados à gestão pública. Ao final do programa terão que apresentar um Trabalho de Conclusão do Programa (TCP) que poderá ser por meio de artigo acadêmico, manual de implementação de políticas públicas ou plano de metodologia sobre tema ligado à gestão pública.

“As atividades acadêmicas são importantes para garantir que o processo de aprendizagem desses profissionais não se perca. Eles precisam ter a aprendizagem prática por meio do contato direto com o dia a dia de trabalho de um gestor público do executivo municipal, mas sem abrir mão do conhecimento teórico. Alinhando a teoria à prática, eles terão ainda mais condições de trazer contribuições importantes, com ideias inovadoras”, ressalta a subsecretária de Planejamento, Marília Ortiz, que contribuiu com a concepção e regulamentação do Programa.

Diretora do programa de trainee do Vetor Brasil, Tamara Andrade afirma que a regulamentação do Programa de Trainees deixa Niterói em posição de vanguarda em relação a outros municípios:

“Atuamos em todos os estados brasileiros e temos mais de 40 governos parceiros. Essa decisão é muito vanguardista em relação a gestão de pessoas no setor público. Não temos isso em outras cidades. A criação desse programa reforça a preocupação da Prefeitura de Niterói em entregar políticas públicas melhores para o cidadão”.

O edital completo do Programa de Trainees está disponível no site da Seplag (http://www.seplag.niteroi.rj.gov.br).

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ