logo

logo logo logo Colab

Início
Orla de Niterói será revitalizada PDF Imprimir E-mail

27/09/2018 – A orla da Zona Sul de Niterói, que já possui uma paisagem deslumbrante da Baía de Guanabara, vai ficar ainda mais bonita. A Prefeitura de Niterói vai revitalizar os 12 quilômetros entre o Mercado São Pedro, na Ponta da Areia, até a praia de Charitas. O trajeto vai ganhar decks, mirantes e novo paisagismo, entre outras melhorias. A previsão é de que os trabalhos comecem no primeiro semestre do ano que vem e sejam concluídas em 2020.

“A transformação que vai acontecer na orla será impactante e vai mudar a dinâmica da cidade. Será uma mudança comparável à implantação do túnel Charitas-Cafubá, só que agora na Zona Sul. A orla vai adquirir a dimensão de cidades internacionais, estimulando o turismo, valorizando imóveis e tornando esse passeio ainda mais agradável e belo”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.

O Projeto Orla será dividido em três frentes de obras, que poderão ocorrer de forma simultânea, mesmo que não sejam iniciadas ao mesmo tempo: do Mercado São Pedro ao Forte Gragoatá, do Forte ao início da Estrada Fróes e na praia de Charitas.

O primeiro trecho a entrar em obras será entre o Forte e a Estrada Fróes, que totaliza quatro quilômetros, onde serão investidos R$ 1,8 milhão na reforma de calçadas e na arborização na calçada junto aos prédios – que além da harmonia estética, vai priorizar o ecossistema, com a utilização de espécies nativas. A Praça Getúlio Vargas também será revitalizada.

O trecho também vai ganhar dois decks, um no Gragoatá e outro logo no início da Estrada Fróes. Na Fróes, o local se chamará “Mirante Grael”, em homenagem à família Grael, ídolos da vela.

Os moradores de Niterói também poderão opinar sobre os novos modelos de quiosques da Praia de Icaraí. Os dois projetos estão disponíveis no site https://consultas.colab.re/consultaquiosquesorla. A consulta vai até 24 de outubro.

Repaginada – Rodrigo Neves destacou ainda outras revitalizações importantes que serão realizadas em diferentes áreas da cidade, como o Mercado Municipal Feliciano Sodré (Centro), Alameda São Boaventura (Fonseca), Concha Acústica (São Domingos), e a criação do Museu do Cinema (Centro) e do Parque Orla Piratininga.

“Nos últimos anos a cidade vem recebendo uma série de obras e intervenções que transformam muitas regiões e mudam a vida das pessoas para melhor. A Prefeitura está investindo milhões em obras de contenção em mais de 50 encostas da cidade, em macrodrenagem e urbanização de diversos bairros da Região Oceânica, na revitalização de espaços de convivência, e na reforma e ampliação de unidades de saúde e escolas. O Projeto Orla é mais uma dessas iniciativas. Temos ainda muitos desafios, mas estamos trabalhando sério para tornar Niterói a melhor cidade para viver e ser feliz”, finaliza o prefeito.

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ