logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH

Licitações SEMUG


Início
Defesa Civil capacita funcionários da Clin para agirem em ações emergenciais contra queimadas PDF Imprimir E-mail

11/10/2018 – A Defesa Civil de Niterói capacitou, nesta semana, cerca de 20 funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN) para atuações emergenciais contra queimadas. A equipe escolhida trabalha no Morro Boa Vista, em São Lourenço, que está passando por reflorestamento e que já sofreu, em ocasiões anteriores, com a ação do fogo. Na semana que vem, o grupo vai receber equipamento para ações de resposta em situações de incêndio na vegetação, até a chegada do Corpo de Bombeiros.

“A capacitação é importante, pois os funcionários foram orientados como agir em situações de incêndios florestais, aprenderam sobre suas fases e a utilização dos materiais de combate a este tipo de ocorrência”, explicou o subsecretário de Defesa Civil, major Deyve Barreto.

Funcionário da Divisão de Educação Ambiental da CLIN, Jessé Godonio contou que a capacitação orientou os trabalhadores a não usarem de técnicas improvisadas para tentar conter as chamas em caso de princípio de incêndio.

“Os agentes da Defesa Civil nos ensinaram como usar os materiais que serão disponibilizados para a CLIN e como agir em determinadas ações para não colocar a equipe em risco. Além de sempre manter a calma para conseguir agir rápido e até mesmo salvar vidas se for necessário”, detalhou.

Alziléia Coutinho, também da Divisão de Educação Ambiental, por sua vez, pediu a colaboração dos moradores para evitar focos de incêndio.

“A nossa equipe faz constantemente a vigilância do reflorestamento no morro do Boa Vista, buscando olhar todos os pontos, e realizamos prevenção a incêndios com técnicas agrícolas que, em casos de incêndios, não deixam o fogo passar para outros setores do morro. Mas a população também precisa se conscientizar e não despejar entulho ou colocar fogo em resíduos domiciliares na encosta, para evitar que esse tipo de acidente ocorra", alertou.

Na semana que vem, a Defesa Civil entrega bússolas, coturnos, óculos de proteção, binóculos e abafadores para ações emergenciais na área de plantio, até a chegada do Corpo de Bombeiros. Além disso, o material recebido será utilizado no auxílio de vistorias, mapeamentos e treinamentos de voluntários nas respostas emergenciais contra queimadas.

Desde 2014, o programa Niterói Contra Queimadas realiza o monitoramento meteorológico voltado para ameaças de fogo e tem um Plano de Contingências que prevê a ação integrada entre a Defesa Civil Municipal, a Guarda Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o INEA, através da administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

O Programa Niterói Contra Queimadas também prevê parceria com o Corpo de Bombeiros na realização de treinamento de guardas ambientais para o combate às queimadas. Além disso, conta com voluntários capacitados (NUDEC Queimadas) que participaram de cursos voltados para a conscientização, formas de prevenção, monitoramento de balões e apoio às equipes de combate nas grandes ocorrências de queimadas.


Trabalho no Morro Boa Vista – A Prefeitura de Niterói concluiu, no final de setembro, o plantio de mais de 700 mudas de espécies nativas no Morro Boa Vista. Os funcionários da Clin trabalharam, por dois meses, na área voltada para a Rua São Lourenço, região atingida por um incêndio que destruiu 1.800 mudas no meio do ano. A área, que recebe o principal investimento em reflorestamento na cidade, já tem cerca de 10 hectares plantados. Até 2020, serão 22,5 hectares recuperados no morro, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Área Escondida.

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ