logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH

Licitações SEMUG


Início
Obras de urbanização da comunidade São José avançam PDF Imprimir E-mail

sem terra 3

12/10/2018 - As obras de urbanização e infraestrutura da comunidade São José, no Fonseca, seguem avançando. As primeiras ruas já estão recebendo pavimentação e o trabalho nas encostas segue em ritmo acelerado. Cerca de 1.500 famílias serão beneficiadas com as intervenções.

 

Na Travessa Esperança, que fica na localidade chamada Sem Terra, foram concluídas as etapas de drenagem, meio-fio, sarjetas e calçadas e foi realizada a pavimentação. Também foi feita a requalificação das escadarias, assim como a de pontes de acesso à comunidade. Nesta área, já foram concluídas três das seis contenções previstas.

Já na Rua Jardim Alvorada, mais uma contenção de encosta foi finalizada. Foram utilizadas técnicas como solo grampeado e o sistema Vetiver, método inovador sustentável que consiste em uma gramínea indiana que conserva solos e águas em áreas de poucos recursos. É plantada em camadas após a fixação dos taludes e promove, ao longo do tempo, o efeito atirantado do solo, garantindo maior estabilidade às encostas, já que suas raízes atingem até cinco metros de profundidade.

Das 12 contenções que serão executadas na comunidade São José, quatro receberão o novo sistema. “Estas áreas foram escolhidas por apresentarem características específicas, como resistência ao fogo, crescimento e desenvolvimento nos mais diferentes tipos de solo e capaz de suportar períodos de estiagem superiores a seis meses”, explica o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini.

Além das contenções de encostas, será feita a pavimentação de vias, a construção de uma quadra poliesportiva, praça com academia da terceira idade, brinquedos para crianças e um anfiteatro. “A obra está sendo realizada em subáreas divididas em vias da comunidade”, diz o secretário.

As intervenções na comunidade fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento do município é de aproximadamente R$ 45 milhões.

 

Contenção – Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Niterói já realizou mais de 50 obras de contenção, onde foram investidos mais de R$ 150 milhões. Entre elas, pontos na Grota do Surucucu, em São Francisco; Morro do Holofote, no Fonseca; Morro do Palácio, no Ingá; Rua Engenheiro Guilherme Greenhalgh, em Icaraí; Rua Fagundes Varela, entre Ingá e Icaraí; além da obra na Rua Martins Torres, em Santa Rosa, concluída no início de março, onde uma pedra de 25 toneladas rolou em 2015.

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ