logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Saúde realiza ação de conscientização para o carnaval 2019 PDF Imprimir E-mail

27/02/2019 – Com o tema “Vamos combinar, prevenir é viver o carnaval. Use sempre camisinha, faça o teste de HIV e conheça todas as formas de prevenção”, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou uma campanha para orientar os foliões para que tenham atitudes saudáveis e de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids), não só durante os quatro dias do Carnaval 2019, como também no ano todo. Equipes das unidades de saúde estão distribuindo aos usuários panfletos, ventarolas e camisinhas aos usuários.

De acordo com a Assessoria de IST/Aids da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), estão sendo distribuídos cerca de 150 mil preservativos e 60 mil panfletos/ventarolas explicativos sobre as formas de prevenção em  blocos e bailes realizados por toda a cidade e nas ruas próximas às unidades.


Atendimento HIV/Aids em Niterói

O Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro, é a unidade referência para internação. O local possui uma enfermaria exclusiva com médico infectologista de plantão 24 horas e oferece atendimento ambulatorial para adultos, crianças, adolescentes. Além de psicólogo, que tem em todos os serviços, o hospital conta com especialidades como assistente social, dentista, fisioterapeuta, dermatologista, proctologista, ginecologista.

Para atendimento ambulatorial de adultos os pacientes contam a Policlínica Regional Sérgio Arouca, Policlínica Regional do Barreto, Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva e Policlínica Regional do Largo da Batalha, Policlínica Regional do Fonseca. Gestantes HIV positivo têm atendimento na Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio.

Também há o serviço em parceria com a FMS no Hospital Universitário Antônio Pedro para crianças, adolescentes, adultos, gestante e no Hospital Estadual Azevedo Lima para adultos e gestantes.

A coordenadora do Programa de IST-AIDS da FMS, Márcia Santana, conta que além dos cuidados clínicos, o município oferece em sua rede ações de prevenção e promoção da saúde, como a aquisição e distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante etc.), medicamentos e material educativo. Também são realizadas campanhas para promover a solidariedade, não-preconceito e não-discriminação em relação às pessoas portadoras de HIV/Aids.

 
Programação Mês da Muher

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ