logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Saúde promove ações de conscientização e combate contra Aedes PDF Imprimir E-mail

15/03/2019 – A Prefeitura de Niterói vai realizar, neste sábado (16), o dia D de prevenção ao mosquito Aedes aegypti na cidade. Os profissionais de todas as Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Programa Médico de Família vão percorrer todos os bairros informando sobre os cuidados necessários para evitar focos. No mesmo dia, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai promover dois mutirões de combate ao mosquito em duas regiões.

A ação envolvendo os profissionais das unidades de saúde contará com panfletagens em residências, praças, shoppings que irão conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor; e ações cotidianas, como não deixar água parada em pneus ou vasos de plantas, manter sempre tonéis e caixas d’água tampadas, entre outras.

No mesmo dia, o CCZ vai fazer mutirão em duas áreas do município. Na Engenhoca, Zona Norte, que também vai receber uma grande ação educativa no Largo de São Jorge, e próximo a comunidade do Viradouro, no bairro de Santa Rosa, Zona Sul da cidade. Os mutirões complementam as ações diárias do órgão no controle dos focos em toda Niterói.

“Teremos 40 agentes trabalhando nesses mutirões. Nosso objetivo é visitar mil residências. Estamos em uma época de bastante chuva que requer os cuidados sempre redobrados. Mesmo a cidade estando com baixo risco de surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o Ministério da Saúde, devemos manter o combate ao aedes”, complementa o chefe do CCZ Francisco de Faria Neto.


Índices de infestação controlados

O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado na cidade registrou que Niterói tem 0.8% de infestação de criadouros, o que indica baixo risco de surto da doença, patamar considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, destaca as ações de prevenção como resultado na queda do número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito.

“O resultado do último LIRAa demostra a efetividade do trabalho que é realizado durante todo o ano pela Fundação Municipal de Saúde no combate ao Aedes”, explica, afirmando que mesmo tendo reduzido os números de arboviroses, o município continua realizando as ações.

 
Programação Mês da Muher

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ