logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Bicicletário Araribóia completa dois anos de funcionamento PDF Imprimir E-mail

Bicicletario

22/03/2019 – No próximo dia 27, o bicicletário Araribóia, no Centro de Niterói, completa dois anos de funcionamento e chega a marca de 7.686 ciclistas cadastrados. No primeiro ano de operação, essa marca era de 4.003 ciclistas. Para celebrar a data, será realizada uma série de eventos neste sábado (23), na Praça Araribóia.

 

A programação, organizada pelo Programa Niterói de Bicicleta, Nittrans, Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) e Bike Anjo, começa às das 10 horas. Terá café da manhã, roda de conversa com as Bike Anjas, oficinas de reparos, feira ciclística, estandes de cicles, entre outras atividades.

O secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, enfatiza que a experiência do programa Niterói de Bicicleta mostra que a melhoria da infraestrutura cicloviária produz o aumento do número de ciclistas na cidade, com benefícios para a mobilidade e a sustentabilidade.

“Poucos dias após a sua inauguração, o bicicletário já estava cheio e o número de usuários cresceu rapidamente. Hoje, não há dúvidas de que o bicicletário aumentou o número de usuários da bicicleta. A Prefeitura já se prepara para implantar mais cinco bicicletários aos moldes do Araribóia, na Região Oceânica, como parte do Sistema Cicloviário da Região Oceânica, que terá mais de 60 quilômetros”, diz o secretário.

Já é possível perceber o aumento do número de bicicletas circulando pelos diferentes pontos da cidade. E este crescimento é bastante significativo entre as mulheres. Um levantamento feito pelo programa Niterói de Bicicleta, em 2018, mostra a adesão do sexo feminino ao transporte. O aumento da frequência feminina no bicicletário Araribóia foi de 30% no ano passado.

Moradora do Fonseca, a bailarina Thamires Costa, 22 anos, utiliza o bicicletário duas vezes por semana reforçando esta estatística, e conta como o espaço contribuiu para facilitar a sua rotina.

“Eu trabalho e estudo no Rio, e ainda faço aulas de inglês em Niterói. Foi incrível esta iniciativa de ter um bicicletário público com toda esta estrutura, que oferece mais segurança para o ciclista deixar a bike. Sem falar que ainda tem como fazer pequenos reparos aqui”, conta Thamires.

O bicicletário funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h. Após ganhar mais 30 vagas no ano passado, agora o espaço disponibiliza 446 vagas. Os usuários não pagam nada para estacionar as bikes.


Mobilidade – A atual gestão da Prefeitura criou, em 2013, o programa Niterói de Bicicleta, que é desenvolvido pela Secretaria Executiva. A iniciativa foi pensada como uma resposta aos desafios relacionados à mobilidade, ao meio ambiente e, de uma maneira mais ampla, à qualidade do espaço urbano de Niterói. Seu objetivo principal é estimular a cultura cicloviária na cidade, por meio da implantação de infraestrutura e de ações educacionais.

 

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ