logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Niterói retoma plenos serviços após chuvas PDF Imprimir E-mail

limpeza-ruas

10/04/2019 – Niterói retomou a normalidade dos serviços nesta quarta-feira (10) após as fortes chuvas que atingiram a região na última terça-feira. Mais de 1.200 agentes da Defesa Civil municipal, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Companhia de Limpeza (Clin), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e Nittrans atuaram em diferentes pontos da cidade, atendendo a chamados, principalmente, de queda de árvores e barreiras. As ruas foram limpas e os trechos obstruídos, liberados, garantindo a mobilidade da população.

 

A Defesa Civil municipal atendeu cerca de 80 ocorrências na cidade, entre deslizamentos, desabamentos de muro e quedas de árvores. Não houve nenhum óbito no município. No total, 93 famílias foram atendidas pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Apenas uma família necessitou de acolhimento nos abrigos da prefeitura.

A Clin atuou com cerca de 800 funcionários, que retiraram 178 toneladas de detritos nas principais vias da cidade, nos últimos dois dias. Vinte árvores caíram durante o temporal provocando a interdição parcial ou total de vias e foram retiradas pelas equipes da Seconser.

As aulas na rede municipal de Educação, que foram suspensas na terça-feira, voltaram ao normal nesta quarta-feira.

“Desde o início de segunda-feira, quando havia previsão de chuvas fortes, determinei a convocação de servidores e a constituição de uma força-tarefa com todo sistema de Defesa Civil municipal que criamos e treinamos nos anos recentes. O acionamento das sirenes, as ações de prevenção, a mobilização de centenas de pessoas através dos núcleos comunitários de defesa civil – devidamente treinados nos últimos anos – também foram muito importantes para evitar tragédias nessa chuva que foi a mais intensa em décadas. Ressalto também as equipes que trabalharam na limpeza e conservação com muito empenho e dedicação”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

Desde 2013, a Prefeitura de Niterói investiu mais de R$ 200 milhões em obras de contenção de encostas em 70 áreas apontadas como prioritárias por estudos técnicos. Nestes seis anos, foram entregues mais de 2 mil casas populares. O município também investiu em redes de pluviômetros, estações meteorológicas e na estruturação da Defesa Civil. A Prefeitura de Niterói também passou a arcar com os custos de manutenção e operação do sistema de alertas e alarmes por sirenes, em 2016, quando o Governo do Estado anunciou que não poderia custear o serviço.

Para o secretário municipal de Defesa Civil, Walace Medeiros, os investimentos em obras de contenção de encostas em diferentes pontos da cidade, assim como nos sistemas de estações meteorológicas, pluviômetros eletrônicos, foram fundamentais para a rápida resposta da Prefeitura às fortes chuvas.

“A Prefeitura tem fortalecido a rede de Defesa Civil de Niterói com investimentos importantes nas áreas de prevenção e mitigação de riscos atuais e futuros, reforçando as políticas de prevenção e de respostas eficazes a desastres. Isso permitiu a atuação rápida e eficiente do Município durante a chuva”, explica.

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, apenas na terça-feira, choveu na cidade, em uma hora, mais de 60% do previsto para todo o mês de abril. A previsão para quinta-feira (11) é de chuva fraca isolada apenas no período da madrugada e manhã, com redução da nebulosidade ao longo do dia.  As temperaturas estarão em elevação e os ventos estarão fracos a moderados. Na sexta-feira (12), o dia será de sol com algumas nuvens e previsão de chuva fraca a moderada à noite, por conta de ventos úmidos do oceano. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas estáveis.


Informação – O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói mantém a cidade em estágio de atenção. Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Twitter (https://twitter.com/NiteroiPref) será atualizado com boletins das chuvas. Em caso de emergência, o cidadão deve ligar 199 ou 2620-0199.


Investimentos – Para os próximos dois anos, está previsto investimento de R$ 424 milhões no Plano Niterói Mais Resiliente, com ações nas áreas de gestão de riscos, fortalecimento da Defesa Civil, moradia e qualidade habitacional, política de resiliência e participação da sociedade, e fiscalização e interdições. No início deste ano, a Prefeitura de Niterói divulgou editais para obras de contenção que serão realizadas em 57 pontos considerados prioritários, indicados pelos laudos da Defesa Civil e hierarquizados pelo mapeamento de risco contratado pelo município.

Além das intervenções em pontos considerados prioritários, outros projetos da área de gestão de riscos são a ampliação da cobertura de sirenes, o plantio de 30 mil mudas de árvores em áreas de encosta e a implantação de um radar meteorológico em Niterói para aprimorar a previsão do tempo.

 

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ