logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Prefeitura e IFRJ discutem ampliação de parceria PDF Imprimir E-mail

23/05/2019 – O prefeito Rodrigo Neves e o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, discutiram nesta quinta-feira (23) a ampliação da parceria firmada entre a Prefeitura de Niterói e a instituição na área da Educação e da formação profissional. O IFRJ conta com um campus no bairro do Badu, que começou a ser construído em 2015, em um terreno cedido pela prefeitura.


A primeira fase da construção do campus foi inaugurada ano passado e o IFRJ está com turmas regulares no local de cursos técnicos, de graduação, mestrado e doutorado. Almada convidou o prefeito para a inauguração da segunda etapa das obras, prevista para o final de junho. O campus Niterói do IFRJ integra o programa de expansão da instituição, que incluiu também outros municípios do estado.

“Em 2013 fizemos a cessão do terreno, com aprovação da Câmara Municipal, para a construção do campus o IFRJ”, explica Rodrigo Neves. “Esse acontecimento é histórico para a cidade de Niterói, que já tem uma grande universidade, a UFF, que muito nos orgulha, temos o Colégio Pedro II, e com a instalação do IFRJ no Sapê Niterói se consolida cada vez mais como uma referência positiva na educação no Rio de Janeiro e no Brasil”.

Segundo Rafael Almada, o campus do IFRJ tem potencial para atender 1.500 estudantes em cursos regulares, além dos projetos de extensão e pesquisa.

“O Instituto veio para estar na vida da cidade. Além dos cursos regulares, nós podemos fazer projetos com as comunidades do entorno do campus, ações com mulheres em vulnerabilidade social, cursos de curta duração e pós-graduação, entre outras tantas opções”, disse Almada.

Na primeira etapa de obras, foi inaugurado o módulo educacional, composto por dois pavimentos com 20 salas de aula e laboratórios, além da área administrativa, biblioteca e auditório. Agora serão entregues um ginásio poliesportivo, laboratórios dos cursos técnicos e o refeitório. A área construída já entregue é de mais de 3 mil metros quadrados, o que representa 56,9% do total.

 

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ