logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Guarda Ambiental de Niterói resgata bicho-preguiça no Cafubá PDF Imprimir E-mail

guarda
28/05/2019 –
Integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói resgataram um bicho-preguiça próximo a Estrada Velha de Itaipu, no Cafubá. O animal silvestre foi solto com a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade no Parque Municipal de Niterói (Parnit), em São Francisco.

 



“Foi a terceira preguiça capturada na área urbana e devolvida a seu habitat natural em Niterói esse ano. Isso mostra que a população das preguiças está crescendo na área do Parnit”, destaca o administrador do parque, Alex Figueiredo. Ele lembra que Niterói conta com 56% de Mata Atlântica preservada e avança para proteger ainda mais o seu ecossistema.

O bicho-preguiça resgatado foi um dos mais de 400 animais silvestres socorridos somente este ano na cidade – um aumento de 38,56% já no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. No ano de 2018 houve um aumento no número de resgates de animais silvestres de 40,81% em relação a 2017.

“Se o cidadão se deparar com um animal silvestre ferido, fora do seu habitat ou em local inapropriado, ele deve se afastar lentamente e ligar para o Cisp pelo número 153. Um animal que se sente acuado ou ameaçado pode atacar, se machucar e machucar a pessoa. A patrulha ambiental é capacitada para fazer o resgate”, informa Edson Jorge Martins, subinspetor responsável pela Coordenadoria Ambiental da Guarda.

Ele explica que a maioria dos animais, após a contenção e captura, é reintegrada a unidade de conservação mais próxima do local de resgate, após avaliadas as condições físicas. Os que apresentam algum tipo de debilidade são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Crase), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa. Animais como os caranguejos apreendidos em época de defeso são levados para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim.

 

 

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ