logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SEMUG


Início
Prefeitura de Niterói fará uma semana de eventos de prevenção e conscientização ao uso de drogas PDF Imprimir E-mail

21/06/2019 – Com o objetivo de conscientizar a população sobre o perigo do uso de drogas e suas consequências, a Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas (Copod) promoverá a 1ª Semana Municipal de Prevenção e Conscientização ao Uso de Álcool e outras Drogas, de 23 a 30 de junho. Serão palestras, passeio ciclístico e blitzen com distribuição de cartilhas educativas nas escolas. A ação dará início a campanha permanente “Estamos de Olho” em bares e locais de entretenimento.



O calendário do município segue a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) – 26 de maio – que marca o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A iniciativa é composta por um conjunto de metas: aumentar a rede de proteção e prevenção ao uso indevido de drogas; desestigmatizar o dependente químico; fomentar novos estudos e iniciativas na temática de álcool e outras drogas dentro das universidades; e promover novos espaços de discussão e troca sobre a temática.

“Estamos incentivando escolas, universidades e outras instituições educacionais para realizarem projetos pedagógicos que trabalhem esta temática e que possam culminar com apresentações, exposições, concursos, dentre outros elementos. É importante lembrar que as famílias podem e devem fazer parte deste processo, pois o núcleo familiar é destacado como espaço fundamental para se realizar a prevenção do uso de álcool e outras drogas”, explica Vânia Miranda, coordenadora do Copod.

A coordenadora informa que estudos comprovam que consumo excessivo de álcool é um dos responsáveis pelo aumento das mortes no trânsito, principalmente na adolescência e que a experimentação pela primeira vez costuma ocorrer precocemente, em idade inferior a 12 anos. De acordo com Vânia, em muitos casos, o consumo acontece junto à família, em casa e com os amigos, em festas, bares e shoppings. Ela também destaca que o uso de substâncias psicoativas costuma produzir um efeito multiplicador, em que o consumo de uma substância aumenta o risco do consumo de outras.

“O trabalho de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que auxiliam a pessoa a lidar com as próprias emoções, tem dado melhores resultados no campo da prevenção ao uso de álcool e outras drogas”, analisa Vânia.



Programação

Dia 23 – Início à campanha através das redes sociais. Será também o início da conscientização em bares, restaurantes e lojas de conveniência, com distribuição de folhetos explicativos. A partir deste dia, os agentes públicos passarão a fazer incursões frequentes nesses locais de entretenimento com a campanha “ Estamos de Olho”.

Dia 24 – Lançamento do website da Copod, que será um canal de comunicação para auxiliar usuários e familiares, educadores e especialistas.


Dia 25 – Às 10 horas acontecerá no auditório da Guarda Municipal uma palestra sobre a prevenção ao uso de drogas com o mediador Ederaldo Luiz Pestilli, do Programa do Amor Exigente. À noite, no auditório da Universidade Salgado de Oliveira, a palestra será com Claudia Carlini, doutora em Ciências pela Inifesp que atuou como pesquisadora de Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas.

Dia 26 – Acontecerá no auditório da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), às 10 horas, a palestra “Stress e esgotamento feminino - Uma das principais causas do uso nocivo de álcool e outras drogas” com a psicóloga Paula Barreto. No mesmo dia, às 19 horas, será realizado o debate “Combate às drogas – Há efetividade em nossas leis?”, com agentes federais, policiais civis, delegados e juízes.

Dia 27 – Às 19 horas acontecerão no auditório da Universidade Salgado de Oliveira palestras sobre o tratamento e suas perspectivas de cuidados, entre outros temas, com especialistas dos Caps, psicólogos, terapeutas familiares e especialistas em dependência química das Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Dia 28 – Agentes estarão percorrendo próximo a escolas para realizar a blitz “Pare de brincar com dependência química”, distribuindo folhetos explicativos e fazendo campanha de conscientização.

Dia 29 – A semana encerra com o passeio ciclístico #Escolher Feliz, saindo da Praça do RAdioamador, em Charitas, às 8h30. A praça se transformará num verdadeiro local de integração com uma programação que inclui plantão de um psicólogo, aulão de Yoga, aulão de Muay Thai, feira de adoção de animais, presença de grupos de mútua ajuda, foodbikes, dentre outras atrações. Os organizadores pedem que os participantes levem 1 quilo de alimento não perecível.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ