logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Prefeitura promove colônia de férias no CIEP municipalizado Anísio Teixeira PDF Imprimir E-mail

08/07/2019 – A Prefeitura de Niterói inicia na próxima segunda-feira, 15 de julho, uma colônia de férias no CIEP municipalizado Anísio Teixeira, no Fonseca. Serão oferecidas 400 vagas para crianças e jovens de 9 a 17 anos. O CIEP estava abandonado e foi municipalizado no ano passado. A unidade passou por reformas e inicia suas atividades este mês abrindo suas portas com a colônia de férias.


O CIEP será um dos primeiros espaços Nova Geração da cidade, que são clubes-escola para crianças e jovens que, no contra turno escolar, poderão praticar esportes, realizar cursos de capacitação profissional, de idiomas e desenvolver projetos culturais. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens oferecendo oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro.

O CIEP Ester Botelho, que também foi municipalizado, está em fase final de obra e também será um Espaço Nova Geração.

"A educação muda a vida das pessoas. A Prefeitura municipalizou e está recuperando cinco CIEPs que estavam abandonados em Niterói”, disse o prefeito Rodrigo Neves. “O CIEP Ester Botelho e o CIEP Anísio Teixeira, que estavam degradados e eram um sinônimo do medo e da falta de educação agora serão espaços da esperança e da educação”.

As inscrições para a colônia de férias serão feitas no local e podem participar crianças e jovens do Fonseca e bairros vizinhos. É preciso apresentar comprovante de escolaridade no ato da matrícula. As atividades serão de 15 a 27 de julho, de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Reforma – Depois de municipalizado, o CIEP passou por uma ampla reforma, que incluiu a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação foram trocados, assim como os sanitários, portas e janelas, e os aparelhos de iluminação. A área externa do CIEP recebeu tratamento paisagístico e o mobiliário da unidade será todo novo.

Nova Geração – Quando estiver em funcionamento, o Espaço Nova Geração vai oferecer diversa opções de atividades para os jovens no contra turno escolar, como basquete, futebol, lutas, dança; literatura, música, dança, cinema, teatro e artes visuais, escrita criativa, curso de idiomas, pré-vestibular, reforço escolar, educação financeira, empreendedorismo, informática, oficinas de culinária, horta comunitária e jardinagem.

Visando garantir o pleno desenvolvimento dos participantes, os Espaços Nova Geração incluirão na metodologia de trabalho o encontro com as famílias, atendimento psicossocial, banco de empregos e acompanhamento para ingresso no mercado de trabalho. A Prefeitura está em fase final de contratação de uma Organização da Sociedade Civil para a gestão dos Espaços.

Mais opções de lazer nas férias

Para os pais que querem unir o período de descanso da criançada com atividades que entretenham e, ao mesmo tempo, eduquem, a Secretaria Municipal de Cultura agendou programações especiais para as férias de julho, englobando atividades culturais e de lazer em vários espaços.

Solar do Jambeiro – No Solar do Jambeiro, nas terças-feiras 2 e 9 de julho, às 10h, acontece o encontro “Histórias de Ponta Cabeça”, com a jornalista e contadora de histórias, Cristina Pizzotti. Crianças, e os nem tão crianças, num público máximo de 60 participantes, ouvirão fábulas do livro “Verso e Reverso da História” e, a partir das mesmas, serão conduzidos a movimentos de consciência corporal, exercícios respiratórios e posturas baseadas na “hatta-ioga”. A atividade é gratuita, com faixa etária livre. O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, no bairro da Boa Viagem.

Museu Janete Costa – O Museu Janete Costa de Arte Popular (Rua Presidente Domiciano, 178), que também terá programação especialmente pensada para o período das férias de julho, “Férias no Museu”, com contação de história, filmes e atividades que envolvam a arte popular. Entre os dias 16 e 19, das 10h30 às 11h, tem atividade sensorial para bebês até os três anos, com limite máximo de 20 crianças e, das 11h às 12h, a atividade é para a criançada a partir dos quatro anos, com oficina de criação baseada na exposição em cartaz, igualmente com limite de 20 participantes. Entre 12h e 15h, tem cinema, com exibição de desenhos e distribuição de lanche e, das 15h às 17h, oficina de cinema e criação. O filme criado pelas crianças será exibido no sábado (18), último dia de atividades.

Ainda dentro dessa programação, na quarta-feira (17), tem contação de história e teatro com Danielle Fritzen; na quinta-feira (16), apresentação de Glorinha e Renato e, na sexta-feira (17), oficina de papel reciclado, todas essas atividades acontecem entre 15h e 17h.

O “Férias no Museu” acaba no sábado (18), com musicalização para bebês, das 10h30 às 11h, com Delfina Vaz; contação de história com Cris Pizzotti, das 11h30 às 12h30; exibição do filme criado pelas crianças durante a semana, entre 12h30 e 13h30; finalizando, das 14h às 16h, o grupo “Sarau-ê”, uma parceria de Denise Peixoto e Guto Porto, convida todos para um sarau, abrto à criançada e seus familiares, como instrumento de lazer, inclusão, aprendizado e transformação.

Biblioteca Parque – Nas quartas e sábados, até 31 de julho, tem “Conta e Cria”, na sala infantil da Biblioteca Parque (Praça da República/Centro, com horário das 16h às 17, nas quartas e, das 14h às 15h, nos sábados. Quem tiver uma história preferida e quiser compartilhá-la, pode participar do “Vem Contar”, nos sábados 13 e 20 de julho, às 14h.  No dia 27 de julho, a partir das 14h, tem oficina de musicalização do “Tatu Canta Cá”, com a utilização de objetos do cotidiano que se transformam em instrumentos sonoros e musicais. Também no último sábado do mês (27), às 11h30, haverá contação de história por Ilana Pogrebinschi, que lerá para as crianças três contos diferentes, uma história indígena do povo Comanche, um conto oriental e uma história brasileira, usando bonecos de pano, músicas e objetos que vão sendo revelados ao longo da narrativa. Todas as atividades são gratuitas e na faixa etária livre.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ