logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Com câmeras dos Portais de Segurança, Niterói Presente recupera carro roubado e prende quatro criminosos PDF Imprimir E-mail

14/07/2019 - Os Portais de Segurança, sistema de Cercamento Eletrônico por câmeras instalado pela Prefeitura de Niterói, levou à prisão de quatro criminosos e à recuperação de um carro roubado na noite do último sábado (13). O veículo Honda HRV preto, placa KYP-8231, constava como roubado desde 7 de julho e foi identificado pelo sistema por volta das 22h, quando trafegava no bairro de São Francisco em direção ao túnel Charitas-Cafubá. Do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), o veículo passou a ser monitorado pelas câmeras, e a polícia foi acionada.


Agentes do programa Niterói Presente e policiais do 12º BPM, ao receberem a informação do Cisp pelo rádio, se mobilizaram e realizaram o cerco, que terminou com a interceptação do veículo. Dois dos quatro bandidos abandonaram o carro e tentaram fugir a pé, mas foram alcançados e presos junto com os outros dois que permaneceram no carro na hora da abordagem. 

Os homens, identificados como Laio Reis da Silva Motta, Rafael Lopes Maciel, Jonathan Kevin da Silva Santos e Lucas Dener Moreira Pinto, foram levados para a 76ª DP (Centro), onde foram autuados pelo crime de receptação. Como os quatro têm antecedentes criminais, eles permaneceram presos.

Portais de Segurança – Em maio deste ano a Prefeitura de Niterói começou a operar os Portais de Segurança, sistema de Cercamento Eletrônico, que usa inteligência artificial e 70 câmeras para identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo. Os equipamentos, instalados nas entradas, saídas e principais vias da cidade, emitem alertas para que o veículo seja rastreado e interceptado pela polícia. A tecnologia conta ainda com monitoramento completo das mais de 400 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que já transmitem imagens do município 24 horas por dia.

As 70 novas câmeras são acompanhadas por agentes que atuam no Cisp e foram disponibilizadas pelo Município para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade. Cada vez que um veículo em situação irregular é identificado pelas câmeras inteligentes do Portal de Segurança, um alerta soa no Centro. Após a identificação, o veículo passa a ser rastreado pelas outras câmeras para facilitar a abordagem. A unidade policial mais próxima é imediatamente acionada para que seja feito o cerco e a interceptação do veículo.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ