logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
NitTrans inicia campanha anual ‘Volta Às Aulas’ PDF Imprimir E-mail

Ações voltadas a motoristas, ciclistas e pedestres ganham as ruas da cidade em fevereiro

30-01-2020 - A NitTrans inicia neste sábado, dia 1º de fevereiro, a sexta edição anual da campanha Volta Às Aulas, com ações voltadas à educação para o trânsito no ambiente e nos perímetros escolares de Niterói. Haverá distribuição de material didático nas imediações das escolas, uma ação de visibilidade em parceria com instituições da cidade, ações de conscientização nas ciclovias e ciclofaixas e um ciclo de palestras voltado a motoristas profissionais do transporte público.

“A campanha tem como objetivo fortalecer as ações de educação para o trânsito neste momento em que a rotina escolar é retomada após as férias. A educação desempenha o importante papel de formar o entendimento de que o trânsito tem a participação de todos; de sugerir a adoção de um comportamento prudente no trânsito; de orientar para a construção da percepção de risco para si e para outrem quando as normas de trânsito são desobedecidas”, explica o presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha.

UMEIs - Ao longo de fevereiro haverá distribuição de material didático no entorno das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) da cidade. Servidores da NitTrans e voluntários de instituições parceiras distribuirão livretos com orientações sobre segurança no trânsito. A campanha é dirigida aos responsáveis pelos alunos e aos motoristas, motociclistas e ciclistas que trafegam nos perímetros escolares da cidade.

A ideia é orientar a comunidade escolar sobre regras básicas de trânsito. Serão abordados temas sobre os cuidados na travessia da via, uso do cinto de segurança, uso de equipamentos de proteção pelos motociclistas, proibição do uso do celular ao volante e também informar sobre transporte escolar seguro e legalizado.

Visibilidade - A ação ‘Os Maiores Protegem os Menores’ será iniciada neste sábado e trará mensagens educativas voltadas à conscientização e ao respeito no trânsito. A ação é promovida em parceria pela NitTrans, Programa Niterói de Bicicleta, Pedal Sonoro, Bike Anjo, Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários (Setrerj) e nove empresas de ônibus.

“Esta campanha foi idealizada de forma coletiva por representantes de diferentes modais de transporte da cidade, é custeada pelas empresas participantes e contempla pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de passeio e motoristas profissionais. A ideia é mostrar que todos nós fazemos parte do trânsito e por isso é interesse de todos construir um trânsito melhor”, diz a chefe do setor de educação para o trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha.

Ciclovias - A NitTrans também realizará distribuição de material didático nas ciclovias e ciclofaixas de mais movimento da cidade. O objetivo é conscientizar os ciclistas sobre a importância da utilização correta dos equipamentos de proteção, da adoção de comportamento seguro ao guiar bicicleta no espaço público e sobre direitos e deveres do ciclista no trânsito.

A campanha busca a conscientização, o respeito, a prevenção, redução de acidentes e proteção da vida, para a paz nos espaços urbanos. Tem como meta levar ao entendimento da população a importância e a relevante e necessária prática do bom relacionamento entre todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, buscando atenção, respeito e harmonia.

Palestras – Serão realizadas ao longo de fevereiro palestras de educação para o trânsito para um público esperado de mil motoristas profissionais, com foco nos motoristas de ônibus da cidade. Serão abordados temas como a adoção de postura consciente no trânsito, com o objetivo de criar uma cultura de trânsito que prima pela cidadania, pela qualidade de vida e pela proteção ao meio ambiente.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ