logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Prefeito visita obra de alargamento da Marquês de Paraná PDF Imprimir E-mail

marques-parana

06/02/2020 - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, vistoriou, nesta quinta-feira (6), as obras de alargamento da Avenida Marquês do Paraná, no Centro da cidade.  O projeto de alargamento da via, realizado pela Prefeitura de Niterói, prevê a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus em cada sentido da avenida, ciclovia bidirecional, parada de ônibus sobre o mergulhão Ângela Fernandes, nos mesmos moldes arquitetônicos das estações da TransOceânica, além de calçadas acessíveis dos dois lados da avenida, novo paisagismo, melhorias na drenagem, iluminação de LED e sinalização para pedestres.

 

 

 

“Há décadas, Niterói não recebia grandes obras de infraestrutura ou realizava investimentos na mobilidade urbana. Essa é uma das nossas prioridades”, destacou o prefeito. “Nossa gestão implantou o túnel que liga Charitas à Região Oceânica. Hoje, o transporte coletivo de Niterói tem a frota mais moderna do Brasil, com mais de 90% da frota climatizada. Implementamos a tarifa intermodal que integra os ônibus municipais às barcas. E assim como a TransOceânica, esta obra é um marco para a mobilidade da cidade, promovendo a redução no tempo de deslocamento de Icaraí até o Centro e do Centro até Icaraí nos horários de rush. Milhares de trabalhadores ganharão mais tempo para o descanso depois da jornada de trabalho diário”.

Secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier destacou que além de melhorar o fluxo em uma das principais vias da cidade, este projeto vai estimular ainda mais o uso da bicicleta.

“Será possível ir da Zona Sul ao Centro de bicicleta, ônibus, carro, a pé e até de skate, tendo em vista que as pistas não possuem juntas”, afirmou. “Não é somente uma obra de aumento de capacidade, mas também de criação de alternativas de mobilidade urbana sustentável”.

A obra tem previsão de término para abril. Até lá, algumas mudanças vão acontecer. Já na próxima terça-feira (15), será iniciada a retirada dos postes da Rua Doutor Celestino e colocação de asfalto na pista do canto de quem vai no sentido Icaraí.

Para a realização da obra, o Município fez a desapropriação e demolição de mais de 50 imóveis no trecho entre as ruas Doutor Celestino e Miguel de Frias que eram necessárias para o alargamento da via e a implantação da ciclovia bidirecional. A reurbanização da Marquês do Paraná é a primeira obra realizada com recursos obtidos através do modelo de outorga onerosa, que financiará ações do processo de requalificação do Centro. Estão sendo utilizados cerca de R$ 12 milhões já pagos por investidores que tiveram seus projetos aprovados para a região central da cidade.

Também participaram da vistoria o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, entre outros representantes do governo e da concessionária de energia Enel.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ