logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Projeto Nova Geração tem 1.190 alunos em cursos gratuitos PDF Imprimir E-mail

Interessados podem se inscrever este mês nos Cieps reabertos pela Prefeitura de Niterói no Fonseca e no Cantagalo

nova-geracao

10/02/2020 - Os Cieps Anísio Teixeira, no Fonseca, e Esther Botelho, no Cantagalo, que estavam fechamos há mais de 15 anos e foram reabertos pela Prefeitura de Niterói, têm hoje 1.190 alunos de 6 a 29 anos, que frequentam cursos gratuitos no contraturno escolar. Os Espaços Nova Geração, que têm inscrições abertas este mês, fazem parte do Pacto Niterói contra a Violência, um conjunto de iniciativas do Município para prevenir e combater o avanço da criminalidade na cidade.

 

Para se inscrever em algum dos 15 cursos oferecidos, basta comparecer a um dos dois locais, levando carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável. Os interessados poderão se inscrever em mais de um curso, desde que tenham disponibilidade de horário para frequentar as aulas. O atendimento acontece das 8h às 20 horas. O Anísio Teixeira tem hoje 650 alunos e o Esther Botelho, 540 alunos, divididos em 149 turmas no Cantagalo e 110 no Fonseca.

Na área de esportes, estão sendo oferecidas aulas de futsal, handebol, vôlei, basquete, alongamento e treinamento funcional, e nas lutas, capoeira, jiu-jitsu, muay-thai e judô. No segmento de cultura e lazer, os interessados poderão se inscrever nas aulas de balé, danças urbanas, percussão e teatro. São disponibilizadas também atividades que funcionam como complementação escolar, como aulas multipedagógicas, oficinas de leitura e consciência corporal para crianças, artes, trabalhos manuais e informática.

As duas unidades contam, ainda, com espaços voltados à tecnologia, um laboratório para organização de competências técnicas e uma sala de inovação tecnológica, com todo o suporte e os recursos atuais mais avançados. Também são oferecidos cursos de capacitação profissional e projetos de empreendedorismo.

Desde a inauguração, os espaços têm se consolidado como centros de referência para as crianças, adolescentes e jovens, com atendimento global das necessidades singulares, desde o acesso e restauração de direitos pelo atendimento social até a capacitação profissional. A seleção dos cursos oferecidos foi feita a partir da necessidade da comunidade.

“A proposta sempre é somar para contribuir com o desenvolvimento saudável dessas crianças e adolescentes. Não é simples para todos estar adequado ao padrão escolar tradicional, com isso, o Espaço Nova Geração tem uma ampla oferta de cursos, algumas dinâmicas bem refinadas de atendimento em algumas modalidades, que muito pode contribuir para essa integração do padrão escolar tradicional”, explica Marília Rocha, gestora do Espaço Nova Geração.

O projeto conta com 30 professores, além da equipe técnica multidisciplinar, psicólogos, assistentes sociais e assistentes pedagógicos, além de quadro administrativo com educadores, estagiários e merendeiras. O ENG oferece um lanche balanceado aos participantes, uma vez que é um complemento à alimentação escolar, onde é servida a refeição principal.

Após atingir as metas de alunos, o ENG quer agora incubar empresas e fornecer suporte técnico necessário à área de empreendedorismo por meio de parcerias com o Sistema S para que os certificados fornecidos pelo Nova Geração sejam referência de formação de jovens e facilitem a entrada no mercado de trabalho.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ