logo


Início
Ações contra a dengue no Cafubá PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realizou nesta quinta-feira (24/03) uma grande ação de controle de focos de mosquitos da dengue no bairro do Cafubá, Região Oceânica de Niterói. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses e de Doenças de Transmissão Vetorial (CCZ) visitaram 309 residências realizando ações de bloqueio, colocação de larvicidas em plantas, ralos entre outras medidas. O carro do fumace tambem circulou pelo bairro e  agentes com pulverizadores agiram nos becos e vielas. De todas as residências visitadas, os agentes encontram nove focos em bromélias e três em pratos de vasos de plantas.

Amanhã dois carros fumacês, cedidos pela Secretaria Estadual de saúde, vão percorrer ruas de Camboinhas, Jacaré, Cafubá, Cantagalo, Piratininga e Itaipu. O Estado também está enviando para Niterói 50 cadeiras de hidratação e suportes de soro.

A vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, da Fundação Municipal de Saúde de Niterói,  Gisela Motta, informou que os profissionais da rede pública e particular foram treinados em janeiro e fevereiro para atender os casos suspeitos de dengue. “A recomendação é que toda síndrome febril aguda (febre alta) seja notificada como dengue e ao ser feito o exame se não se confirmar o caso, ele é descartado”. Ela recomendou à população que, se necessário, procure atendimento nas unidades básicas de saúde como postos, policlínicas e módulos de Saúde da Família a fim de não sobrecarregar os hospitais, já que as unidades estão preparadas para atender pacientes com sintomas de dengue.

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), da Fundação Municipal de Saúde de Niterói notificou 606 casos suspeitos de dengue de janeiro até 23 de março, mas destes somente 66 foram confirmados.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ