Alunos da Rede Municipal assistem musical sobre a história de Niterói

Estudantes da Rede Municipal de Educação de Niterói assistiram ao espetáculo “Itapuca – O Musical” no Theatro Municipal . A peça de teatro conta a história da cidade, de maneira lúdica e interativa, resgatando as raízes da história e relembrando a ancestralidade multicultural que marca o município de Niterói. Nesta quinta-feira (14) foi a vez da Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada em São Domingos. 

Os pequenos acompanharam atentamente o musical apresentado pelo Centro Cultural di Cultura. A estudante Maria Clara Queirós, de oito anos, achou o espetáculo maravilhoso: “foi esplêndido, animado e especial para a cultura do nosso país”, disse. Já a Ana Vitória Caldas, de nove anos, contou que “achei emocionante, eu até chorei”.

O “Itapuca – O Musical” aborda temáticas pertinentes para a educação contemporânea, como o antirracismo, a valorização do patrimônio material, imaterial e natural da cidade, a construção de identidade com a memória e história local, a preservação de conhecimentos indígenas, bem como o ensino da língua indígena como primeira língua falada no Brasil.

O produtor do espetáculo, Fabrizio Franco, destacou que a peça engloba temas interessantes, principalmente em relação à valorização dos povos originários.

“Trabalhamos com o professor José Bessa, da UERJ e da UNIRIO. Trabalhamos juntos com as aldeias também. Todos os adereços do espetáculo foram confeccionados pelas aldeias indígenas Maracanã, Céu Azul e Mata Verde. Além disso, todos os atores passaram por um tempo de vivência dentro das aldeias, para que houvesse uma impressão mais apurada acerca do tema”, contou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo