Parques

Parque Estadual Serra da Tiririca

Divisor de águas da bacia do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, é o limite natural entre os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá, apresentando uma cobertura florestal de Mata Atlântica em boas condições. É uma área de preservação permanente e por isso, ainda são encontrados no local animais como paca, mico-estrela, tatu, além de um grande número de aves.

Nas baixadas, onde as florestas continham madeiras valiosas como o vinhático e o pau-brasil, o desmatamento abriu espaço para a agricultura e a urbanização. Ainda podem ser encontradas nas matas dos morros da região, plantas importantes da flora de Mata Atlântica.

O Posto de Recepção ao Visitante fica na Praia de Itacoatiara, ao lado do Clube dos Engenheiros. Tel.: 2638-4411

Diariamente das 8h às 17h

PARA A PRÁTICA DE ESCALADA: Para a prática de escalada em vias longas, a entrada no parque antes do horário de abertura do portão deve ser previamente autorizada mediante envio de e-mail para educacaoambiental@parqueserradatiririca.org. PARA A PRÁTICA DE ESPORTES RADICAIS: Para a prática de esportes radicais, é necessário preenchimento de termo de conhecimento de risco, no Posto de Recepção.

Para agendamento acesse: www.sympla.com.br/peset

Campo de São Bento

Funcionamento COVID-19 – Diariamente, das 7h às 16h

Entre as Ruas: Lopes Trovão, Domingues de Sá, Gavião Peixoto e Av. Roberto Silveira. Tel.: 2711-3266 (Fundação Parques e Jardins)

Visitação: Diariamente das 7:00 às 16:00 horas Feira de Artesanato das 9:00 às 15:00 horas – aos Sábados, Domingos e Feriados.

Entrada Gratuita

A área do Parque Prefeito Ferraz, nome oficial do Campo de São Bento, integrava um imenso território que, em meados do século XVII, pertenceu aos monges beneditinos. Em 1908 foi finalmente urbanizado segundo projeto do engenheiro paisagista belga Arséne Puttemans.

Principal jardim público de Niterói com cerca de 36 mil metros quadrados, situa-se no coração do bairro de Icaraí, zona sul da cidade. Abriga um pequeno parque de diversões e, nos finais de semana, uma grande feira de artesanato. Nele, funcionam o Grupo Escolar Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e o Jardim de Infância Júlia Cortines. Oferece inúmeras atrações, como retreta, encontros do Clube do Curió, exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes e vídeos.

Horto do Fonseca

Funcionamento COVID-19 – De terça a domingo, das 7h às 18h

O Horto tem cerca de 8 mil metros quadrados e conta com pistas de skate, patins área para caminhada, playground para crianças, local de convivência (com mesinhas e bancos), quiosques, banheiros, bicicletários, coreto reformado, duas academias (uma delas para a terceira idade) e rotas de acessibilidade para portadores de deficiência.

Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói

Aberto diariamente das 09h – 18h

Telefone: 2625-2031

Parque da Cidade

Funcionamento COVID-19 – De terça a domingo, das 7h às 18h

É uma área de preservação ambiental (APA) do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, ocupando uma área de 149.388,90 m². Inaugurado em 1976, possui um mirante com uma visão panorâmica única das Lagunas, Praias Oceânicas, bairros de Niterói, Baía de Guanabara em toda a sua extensão e do mar aberto até onde a vista consegue alcançar. Avista-se também a cidade do Rio de Janeiro com alguns de seus bairros e a Ponte Rio – Niterói.

Sua vista panorâmica teve pontuação máxima no Guia Verde Michelin. O Parque conta com duas rampas para a prática de vôo livre, sendo muito frequentado pelos praticantes desse esporte.

Endereço:Estrada da Viração, s/n° – São Francisco

Telefone: 2610-3157 / 0800 282 7755

Visitação:

De terça a domingo, das 7h às 18h

Horto de Itaipu

Um bucólico recanto na Região Oceânica. O Horto de Itaipu possui 16 mil metros quadrados e conta com mudas de diversas espécies e recebe eventos periódicos.

O Rua Dr. Pálvaro da Silva, s/n – Maravista

De segunda a sexta das 7h às 16h – Sábado e domingo das 8h às 14h.

Parque das Águas

O Parque Municipal Eduardo Travassos é também conhecido como Parque das Águas e homenageia seu idealizador, engenheiro Eduardo Travassos. A área revitalizada em parceria com a concessionária Águas de Niterói tem 32 mil metros quadrados e abriga o maior reservatório de água da cidade, com capacidade para 9 milhões de litros.

Rua Vladimir Alves Machado, s/nº – atrás do Centro Empresarial Tower