Prefeito Axel Grael visita obras do Centro Eco Cultural do Parque Orla Piratininga (POP)

O prefeito Axel Grael visitou nesta quarta-feira as obras do Centro Eco Cultural do Parque Orla Piratininga (POP). O novo equipamento às margens da Lagoa de Piratininga voltado para educação ambiental será inaugurado no segundo semestre. O espaço conta com salas multiusos e espaços expositivos.

O conceito arquitetônico para o Centro Ecocultural foi estabelecido a partir de investigações do local, optando-se por tornar a Lagoa a protagonista do espaço, aproximando o centro o máximo permitido de seu perímetro, reforçando ainda mais a presença da lagoa na vida dos moradores locais. o Centro Ecocultural será a ponte para as relações humanas em conexão com ambiente natural e também o ambiente construído.

“Aqui neste local as pessoas poderão vir visitar e conhecer o Parque Orla de Piratininga, vai ser um espaço que vai ter exposição sobre o ecossistema da Lagoa de Piratininga, um espaço para atividades culturais, com apresentações de música. Quem vier de caiaque vai poder curtir essa beleza que é a Lagoa de Piratininga. Falta pouco para isso ser uma realidade. Nós estamos acompanhando o trabalho de toda essa equipe e muita gente trabalhando para fazer isso acontecer. Tenho certeza que a população vai gostar muito do Parque Orla de Piratininga”, diz o prefeito Axel Grael.

A grande praça coberta do pavimento térreo do novo Centro Eco Cultural contará com os serviços de recepção; guarda-caiaques; espaço multiuso; sanitários e vestiários; e restaurante. A circulação pelo local será fluída potencializando o abrigo para exposições temporárias e fixas. A circulação vertical foi pensada através de uma escadaria desenhada para exercer também a função de arquibancada, atendendo assim a necessidade de um espaço informal para reuniões das associações de bairro, pescadores e público em geral. O espaço ainda terá um painel de azulejos pintado pela artista portuguesa Bela Silva.

A coordenadora do Programa PRO Sustentável, Dionê Marinho Castro, destaca o aspecto científico que também terá o local.

“O espaço é cultural mas também será um espaço de ciência. Teremos aqui um conteúdo técnico-científico muito interessante, porque a gente está reproduzindo aqui toda a biodiversidade da área da Região Oceânica e vamos reproduzir também a dinâmica dos alagados construídos que já foram plantados e tem uma importância muito grande para a recuperação da Lagoa de Piratininga, porque a lagoa não está mais recebendo sedimentos. É o início do trabalho de recuperação da lagoa. O Centro Cultural vai reproduzir todas essas técnicas novas que a gente chama de soluções baseadas na natureza. A grande referência de Niterói hoje são jardins filtrantes que são 35 mil metros quadrados que são os maiores da América Latina e Caribe”, afirma Dionê Marinho Castro.

Para atender a acessibilidade, está sendo construída uma plataforma elevatória na recepção, de forma a garantir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com necessidades especiais a todas as áreas do espaço. O mezanino vai abrigar uma sala de reuniões e uma sala administrativa. As passarelas e espaços vazios do mezanino criam oportunidades para exposições e encontros, criando assim espaços ativos em todo o conjunto.

Parque Orla Piratininga – O POP é o maior projeto de soluções baseadas na natureza do país. Ele protege o meio ambiente, trata as águas dos rios e de escoamento superficial, promove a recuperação de uma área por muitos anos degradada e disponibiliza novos equipamentos de cultura e esportes.

O Parque Orla integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Com investimento de R$ 100 milhões, o equipamento conta com jardins filtrantes que limpam as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga, devolvendo água de qualidade para a lagoa.

O Parque Orla tem uma área de 680 mil metros quadrados, incluindo as ilhas do Modesto, Pontal e do Tibau. O projeto também conta com quatro píeres de contemplação e seis de pesca, 10.6 km de ciclovia, 17 áreas de lazer, 3 mirantes e um centro ecocultural voltado para educação ambiental.

O Parque Orla ganhou, em setembro do ano passado, o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. O Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece ações bem-sucedidas e destaca as melhores práticas e iniciativas em sustentabilidade desenvolvidas no estado do Rio de Janeiro. Em junho de 2023, o POP foi escolhido pelo “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” como o melhor projeto ambiental do país. Em maio, o Parque foi vencedor na categoria “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade” do LATAM Smart City Awards 2023, entregue no México.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support