Quinteto de Metais do Aprendiz Musical se apresenta na Ilha da Boa Viagem

No sábado (15), às 11 horas, a Ilha da Boa Viagem, em Niterói, irá receber o primeiro de uma série de concertos do Programa Aprendiz Musical. O evento gratuito ‘Concertos na Boa Viagem’ vai apresentar o Quinteto de Metais do Aprendiz Musical – formado por seus aplicados e talentosos alunos.

A apresentação, que será dentro da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, demonstra como os alunos assimilam e reproduzem a arte musical que aprendem. O agendamento prévio para a visita e a apresentação do Aprendiz, para até 80 pessoas, já está aberto e está sendo feito pela Neltur, no endereço eletrônico https://visit.niteroi.br/

O Programa Aprendiz, que é um orgulho para Niterói e está em franca expansão – atende cerca de 9.500 alunos em todas as escolas da Rede Municipal de Educação – realiza esta apresentação – que marca a estreia dos eventos realizados pelo Programa Aprendiz neste equipamento cultural e turístico de Niterói: a bela e histórica Ilha da Boa Viagem.

O prefeito Axel Grael destacou o papel fundamental do programa em proporcionar oportunidade para jovens.

“Esse é um projeto que enche Niterói de orgulho e que nos presenteia ao descobrir talentos. Eu acompanho o Aprendiz desde 2013 e, desde então, vejo de perto o trabalho para superar as adversidades e transformar essa iniciativa em sinônimo de excelência. Acreditar neste projeto é fazer uma escolha pelo futuro da cidade, dos nossos jovens e pela empregabilidade de todo um setor de músicos e professores que integram a indústria cultural, que tem um papel extremamente relevante para a nossa economia”, destaca Axel Grael.

Uma joia rara guardada pela Baia de Guanabara. Assim o cidadão niteroiense enxerga a Ilha da Boa Viagem – fundada em 1650, mantida pela igreja e pelos escoteiros e agora patrimônio municipal, totalmente restaurada e pronta para visitação dos moradores e turistas. Parte do patrimônio arquitetônico histórico de Niterói, a Ilha da Boa Viagem é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“O Aprendiz Musical é hoje o maior programa de iniciação musical do país e motivo de orgulho para nossa cidade que revela cada vez mais talentos e forma cidadãos. A Ilha da Boa Viagem é um monumento natural e cultural da nossa história. Unir o Aprendiz Musical e a Ilha da Boa viagem de alguma forma é celebrar as nossas verdadeiras riquezas. Com isso, ganha em projeção o Aprendiz Musical e ganha em atrações a Ilha da Boa Viagem, que tem atraído cada vez mais turistas”, ressalta o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, André Diniz.

Sobre o Aprendiz Musical

O Programa Aprendiz Musical é um dos maiores programas sociais de desenvolvimento por meio da arte do país. É uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação. A missão do Aprendiz é promover a educação musical para crianças e jovens de até 24 anos de idade com aulas de iniciação musical, canto coral, instrumentos de sopros, cordas e percussão, além de numerosas atividades complementares e de formação orquestral.

O Aprendiz funciona nas escolas públicas da rede municipal da cidade e desenvolve atividades na Casa Aprendiz e no Conservatório de Música de Niterói. O Programa Aprendiz Musical está, há 23 anos, transformando vidas através da educação musical.

Evento: Concertos na Boa Viagem com o Quinteto de Metais Aprendiz Musical
Data: 15/06 (sábado)