logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
“Adote um amigo” chega à Região Oceânica PDF Imprimir E-mail

adote_um_amigo1A Secretaria Municipal de Projetos Especiais depois de ter consolidado a campanha permanente de adoção de cães e gatos “Adote um amigo” no Campo de São Bento, em Icaraí, está ampliando essa iniciativa para a Região Oceânica e realiza a campanha no próximo sábado (22/10), a partir de 10h, na praça, ao lado da confluência da Avenida Ewerton Xavier (antiga Av. Central) com Estrada Francisco da Cruz Nunes.

 

A campanha “Adote um amigo” em Icaraí já supera a marca de 500 cães e gatos adotados em Niterói e é realizada todo primeiro domingo de cada mês e chega à sua 21ª edição em novembro. O secretário municipal de Projetos Especiais. Gerhard Sardo, conta que em outubro de 2009, estabeleceu como uma de suas metas a proteção e o bem estar-animal em Niterói. “Iniciamos uma série de estudos sobre os melhores caminhos a seguir em nível governamental. Várias reuniões foram realizadas com protetores de animais, aprimorando as ideias que seriam colocadas em prática na cidade”, explicou.

 

As primeiras iniciativas da Secretaria se deram com a criação da Comissão de Conscientização dos Direitos dos Animais – CCDA e a instituição de uma campanha mensal itinerante de adoção de cães e gatos em praças públicas. Para assegurar legitimidade às ações da CCDA, uma portaria municipal foi publicada no Diário Oficial estabelecendo sua criação. O folder educativo “Animais tem direitos, nós temos deveres”, com tiragem de 10 mil exemplares, destacando a adoção responsável, entre outros assuntos, foi distribuído à população.

 

Uma campanha de arrecadação de rações, medicamentos e utensílios para manutenção de cães e gatos abandonados durante o período das chuvas do ano passado, arrecadou mais de uma tonelada de ração, que foram repassadas para as comunidades.

 

Com o apoio da Guarda Municipal e do Batalhão de Polícia Florestal foi criado um programa de combate à venda ilegal de animais em áreas públicas, que reprimiu a atividade no entorno do Campo de São Bento, em Icaraí. A secretaria realizou duas atividades culturais no Abrigo de Bondes para arrecadação de rações de cães e gatos, que foram doadas a Sociedade União Internacional de Proteção Animal – SUIPA e protetores com atuação na Cidade.

 

Visando ainda a proteção, todas as Delegacias de Polícia (inclusive Federal) situadas em Niterói foram notificadas para atender e apurar denúncias de crimes de maus tratos em animais. O projeto “Fauna Urbana” para exposição e debate em escolas públicas e privadas, vem sendo desenvolvido, com cartilhas explicativas sobre os direitos dos animais.

 

Próximo projetos

 

Em parceria com a NitTrans a Secretaria Municipal de Projetos Especiais, vai lançar em novembro uma campanha educativa de trânsito de respeito à vida animal, de forma a reduzir o número de atropelamentos de cães e gatos na cidade.

 

O Secretário Municipal de Projetos Especiais também apresentou ao prefeito minuta de projeto de lei, instituindo o Código Municipal de Proteção à Vida Animal, que prevê, entre outras coisas, a criação de um Conselho Municipal de Proteção à Vida Animal.

 

adote_um_amigo2adote_um_amigo3

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ