logo


Início
Niterói recebe missão da Agência de Desenvolvimento Francesa PDF Imprimir E-mail

Prefeitura estrutura com órgão internacional acordo de cooperação para investimentos em urbanização e mobilidade urbana
agencia

27/01/2017 - Niterói recebeu na manhã e tarde desta sexta-feira (27/1) uma missão da Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD) com objetivo de estruturar um acordo de cooperação para investimentos em mobilidade, urbanização e gestão fiscal. Dentre as propostas está a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que ligará as estações de barcas de Charitas e da Praça Araribóia, em um percurso total de 11 quilômetros.

O prefeito de Niterói disse que a missão foi uma continuidade do trabalho iniciado por ele no ano passado quando esteve na França conversando com os dirigentes da AFD naquele país. "Essa missão é mais uma etapa de um acordo de cooperação que estamos estruturando com a agência francesa. Isso foi iniciado quando da minha ida na França. Esse acordo é muito importante porque reforça o trabalho que está sendo desenvolvido pela atual gestão da Prefeitura que, desde 2013, vem agindo no sentido de melhorar a gestão fiscal e isso reforça a credibilidade da nossa gestão que vem obtendo reconhecimento ao longo dos últimos anos de instituições independentes. O acordo amplia as possibilidades de intercâmbio de experiências porque a agência francesa tem um portfólio amplo de projetos de cooperação no mundo e essas ações serão muito úteis para a melhoria da gestão pública de Niterói e a implementação de políticas públicas relacionadas a infraestrutura urbana, sobretudo a mobilidade", disse.



O chefe do Executivo municipal informou que serão alinhados os termos do acordo de cooperação que serão encaminhados para a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento. No escopo do projeto estão também a urbanização dos morros do Estado, Arroz e Boavista, com implantação de infraestrutura básica de saneamento, drenagem, pavimentação, iluminação pública, além de serviços sociais, regulamentação de propriedade de terras e reassentamento de famílias, a implantação do Parque da Chácara do Vintém, com arborização, mobiliário urbano e recuperação de construções históricas, o fortalecimento institucional com a ampliação do sistema de geoprocessamento que vai permitir bases de dados unificadas de todas as secretarias da Prefeitura, o aperfeiçoamento do Sistema da Defesa Civil com a aquisição de novos equipamentos, além da macrodrenagem do Rio Icaraí.

O secretário Executivo da Prefeitura, Axel Grael, afirmou que, com essa parceria, Niterói está trilhando um caminho promissor. "Essa aproximação da cidade com a França já existe em projetos na área da cultura, tecnologia e na parte acadêmica. E essa integração com a Prefeitura de Niterói será fundamental para uma das nossas prioridades que é a implantação do VLT. A agência francesa foi a responsável pela implantação do sistema no Rio de Janeiro. O projeto com eles tem outros componentes além do VLT. O prefeito esteve na França e viu as possibilidades de parceria, há um caminho promissor", declarou.

Diretor adjunto da AFD em Brasília, David Willecomme, considerou o encontro muito proveitoso. "Foi uma reunião proveitosa. Muito importante construir com a Prefeitura de Niterói uma parceria que esperamos que seja forte. Vamos definir quais serão os próximos passos do nosso apoio à Prefeitura. São projetos bem interessantes, que trarão impacto na mobilidade urbana, no desenvolvimento urbano sustentável, na preservação do meio ambiente. São temas fundamentais", frisou.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ