Niterói recebe missão da Agência de Desenvolvimento Francesa PDF Imprimir E-mail

Prefeitura estrutura com órgão internacional acordo de cooperação para investimentos em urbanização e mobilidade urbana
agencia

27/01/2017 - Niterói recebeu na manhã e tarde desta sexta-feira (27/1) uma missão da Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD) com objetivo de estruturar um acordo de cooperação para investimentos em mobilidade, urbanização e gestão fiscal. Dentre as propostas está a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que ligará as estações de barcas de Charitas e da Praça Araribóia, em um percurso total de 11 quilômetros.

O prefeito de Niterói disse que a missão foi uma continuidade do trabalho iniciado por ele no ano passado quando esteve na França conversando com os dirigentes da AFD naquele país. "Essa missão é mais uma etapa de um acordo de cooperação que estamos estruturando com a agência francesa. Isso foi iniciado quando da minha ida na França. Esse acordo é muito importante porque reforça o trabalho que está sendo desenvolvido pela atual gestão da Prefeitura que, desde 2013, vem agindo no sentido de melhorar a gestão fiscal e isso reforça a credibilidade da nossa gestão que vem obtendo reconhecimento ao longo dos últimos anos de instituições independentes. O acordo amplia as possibilidades de intercâmbio de experiências porque a agência francesa tem um portfólio amplo de projetos de cooperação no mundo e essas ações serão muito úteis para a melhoria da gestão pública de Niterói e a implementação de políticas públicas relacionadas a infraestrutura urbana, sobretudo a mobilidade", disse.

O chefe do Executivo municipal informou que serão alinhados os termos do acordo de cooperação que serão encaminhados para a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento. No escopo do projeto estão também a urbanização dos morros do Estado, Arroz e Boavista, com implantação de infraestrutura básica de saneamento, drenagem, pavimentação, iluminação pública, além de serviços sociais, regulamentação de propriedade de terras e reassentamento de famílias, a implantação do Parque da Chácara do Vintém, com arborização, mobiliário urbano e recuperação de construções históricas, o fortalecimento institucional com a ampliação do sistema de geoprocessamento que vai permitir bases de dados unificadas de todas as secretarias da Prefeitura, o aperfeiçoamento do Sistema da Defesa Civil com a aquisição de novos equipamentos, além da macrodrenagem do Rio Icaraí.

O secretário Executivo da Prefeitura, Axel Grael, afirmou que, com essa parceria, Niterói está trilhando um caminho promissor. "Essa aproximação da cidade com a França já existe em projetos na área da cultura, tecnologia e na parte acadêmica. E essa integração com a Prefeitura de Niterói será fundamental para uma das nossas prioridades que é a implantação do VLT. A agência francesa foi a responsável pela implantação do sistema no Rio de Janeiro. O projeto com eles tem outros componentes além do VLT. O prefeito esteve na França e viu as possibilidades de parceria, há um caminho promissor", declarou.

Diretor adjunto da AFD em Brasília, David Willecomme, considerou o encontro muito proveitoso. "Foi uma reunião proveitosa. Muito importante construir com a Prefeitura de Niterói uma parceria que esperamos que seja forte. Vamos definir quais serão os próximos passos do nosso apoio à Prefeitura. São projetos bem interessantes, que trarão impacto na mobilidade urbana, no desenvolvimento urbano sustentável, na preservação do meio ambiente. São temas fundamentais", frisou.