logo

logo logo logo Colab

Início
Defesa Civil de Niterói realiza simulação de desastre no Morro da Penha PDF Imprimir E-mail

26/11/2017 – A Defesa Civil de Niterói realizou na manhã deste domingo (26/11), uma simulação de desastre no Morro da Penha, no bairro Ponta da Areia. A ação foi realizada para tornar os moradores do local mais resilientes e orientados sobre como proceder em caso de necessidade, diante de chuvas fortes. Às 10 horas, a sirene instalada na comunidade tocou para alertar os moradores a saírem de suas casas seguir rotas seguras orientadas por agentes e voluntários do Núcleo de Defesa Civil na Comunidade (Nudec) e por profissionais do Samu e da Secretaria Municipal de Assistência Social, além da Defesa Civil estadual.

 

“Estamos nos aproximando do período de chuvas fortes e Niterói conta hoje com um grande aparato para evitar e prevenir desastres de origem natural. Além da tecnologia, temos equipamentos voltados para o monitoramento meteorológico. Nossas equipes e o voluntariado também vem atuando com mobilizações nas comunidades que residem em áreas de risco realizando ações preventivas”, explica o coronel Walace Medeiros, subsecretário de Defesa Civil.

O simulado consiste na fase final de um longo processo de prevenção e preparação, que se iniciou com a instalação do sistema de sirenes, seguido de mapeamento de risco daquela localidade, além da formação de um núcleo comunitário de Defesa Civil formado por voluntários que receberam capacitação para atuar em situações preventivas e durante a emergência.

Karine Smis é moradora do Morro da Penha há 32 anos e ressaltou que a simulação é de extrema importância.

“Nossa comunidade está instalada praticamente toda numa área rochosa, mas diante das chuvas fortes que costumam acontecer, é muito importante a comunidade ter esse treinamento pois em casos de necessidade todos saberão o que fazer, a quem procurar e de que forma, evitando danos maiores”, disse.

 
sigeo

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ