logo

logo logo logo Colab

Início
Parque das Águas recebe seminário no Dia Mundial da Água PDF Imprimir E-mail

21/03/2018 – Quando o cacique Arariboia, chefe da tribo Temiminó, recebeu da Coroa Portuguesa uma sesmaria como recompensa por sua vitória contra os franceses, escolheu um território do outro lado da Baía de Guanabara. A terra ganhou o nome de Niterói, em língua tupi, “Águas Escondidas”. Com uma história interligada aos recursos hídricos, nada mais justo do que a cidade preparar programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água. A Prefeitura de Niterói organiza, nesta quinta-feira (22), a partir das 9h, o seminário “Natureza Para A Água: Como usar a natureza para superar os desafios da água no século XXI”. O local escolhido para o evento é emblemático: o recém-reaberto Parque das Águas Eduardo Travassos.

As inscrições para participar do seminário são gratuitas, e podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . As vagas são limitadas. O subsecretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Mello Cunha, ressaltou o cuidado com a escolha do quadro técnico de palestrantes do evento.

“O seminário vai de encontro com o que está sendo discutido no Fórum Mundial da Água. O seminário é composto por profissionais muito qualificados. O quadro de mudanças climáticas e desgaste ambiental no mundo urge a necessidade de discutir opções de gestão da água, usando, por exemplo, as chamadas Soluções baseadas na Natureza (SbN)”, frisa.

Às 10h, Gabriel Mendez, do Cefet, fala sobre os conceitos de eficiência hídrica e evolução tecnológica ao longo do tempo. A partir das 10h45, é a vez da palestra “Importância do uso de indicadores para o levantamento de impactos ambientais no meio aquático”, da dra. Raquel Muniz, Analista Ambiental da Petrobrás. Às 11h30, o geógrafo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, Thiago Leal, fala sobre mapeamento, diagnóstico e recuperação de nascentes no município.

A partir de 13h15, a doutora Rosemary Vieira, do Instituto de Geociências da UFF, fala sobre a recuperação e manejo da vegetação de restinga no Distrito de Tamoios, em Cabo Frio, como proteção aos impactos ambientais em zonas costeiras. As perspectivas e desafios do Programa Limpa Rio e Ecobarreiras serão discutidos por Rondinele Moutta, engenheiro do Inea, de 14h às 14h30.

A programação se encerra com visitas guiadas, de 14h45 às 15h45, ao Reservatório da Correção, cuja construção data do século XIX. A concessionária Águas de Niterói vai fazer, ainda, apresentação da história do abastecimento de água no município.

A programação completa está disponível em https://docs.wixstatic.com/ugd/cf2ece_9a2052a25a7245bbabfa9ff0df79a85a.pdf.

 
sigeo

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ