logo

logo logo logo Colab

Início
Prefeitura realiza maia um dia D da campanha contra polio e sarampo PDF Imprimir E-mail

22/09/2018 – Durante este sábado (22) a Prefeitura de Niterói realizou mais um dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo para crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Cerca de 500 profissionais foram mobilizados para atuar nas salas de vacina do município, distribuídas nas policlínicas regionais, unidades básicas de saúde e módulos do Programa Médico de Família. Desde o início da campanha até o início da tarde, o município atingiu cobertura de 88,2% para poliomielite e 84,9% para tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, esteve pela manhã na Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, onde acompanhou a vacinação.

“Este foi mais um sábado que trabalhamos para aumentar a cobertura vacinal das crianças e aproveitamos para verificar a carteira de cada uma delas. Essas imunizações fazem parte do calendário de rotina e é muito importante que os pais mantenham as vacinas de seus filhos em dia", alertou Maria Célia.

O borracheiro, Alberdan Rodrigues da Conceição, 29 anos, levou sua filha Lívia, de 3 anos, para receber a vacina.


“Como trabalho durante a semana acho importante que tenha o dia D da campanha. Moro aqui perto e sempre venho nessa policlínica. Gosto muito do atendimento aqui", disse Alberdan.

Profissionais de saúde da Policlínica animaram o dia com distribuição de bolas, pipoca e um kit de higiene bucal, contendo escova e pasta de dente e fio dental.

Doenças – A Poliomielite ou “Paralisia Infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito que acomete em geral os membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ