Licitações SASDH

Licitações SEMUG

Saúde imuniza mais de 46 mil animais em Campanha de Vacinação Animal PDF Imprimir E-mail

29/09/2018 – A Fundação Municipal de Saúde de Niterói realizou neste sábado (29), das 8h às 17h, a edição 2018 da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Foram 72 postos de vacinação espalhados pela cidade e cerca de 500 funcionários à espera dos cerca de 46 mil cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos três meses de idade, que foram vacinados.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, esteve no Campo de São Bento acompanhando a imunização. No total, foram 9.899 gatos e 38.806 cachorros vacinados em toda a cidade.

"A vacina antirrábica garante a segurança sanitária de animais, das famílias e de toda a comunidade. A raiva é uma doença letal", frisou.

A advogada Carolina Viana, de 38 anos, levou sua cadela, Lully, de 1 ano, para receber a imunização e elogiou o atendimento.

"É muito importante essa campanha anual, mantenho todas as vacinas dela em dia. Achei organizado o atendimento aqui no Campo de São Bento, os profissionais estão de parabéns", contou.

A vacina é segura e não tem contraindicações. Os cães vacinados foram conduzidos por coleiras, e os animais de grande porte, também com focinheiras. Os gatos foram levados em caixas de transporte ou dentro de algum tipo de bolsa, uma vez que eles se estressam facilmente e podem fugir e ferir as pessoas.

A doença

A raiva é uma doença gravíssima e que apresenta quase 100% de letalidade. No meio urbano ela pode ser transmitida principalmente por cães ou gatos. Até os anos 1980 ainda havia casos de raiva humana na cidade, transmitida por cães. A partir daí, quando foram instituídas as campanhas anuais de vacinação animal, ninguém mais morreu por essa doença no município.