logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Saúde abre mais uma unidade para atendimento de HIV/Aids PDF Imprimir E-mail

15/02/2019 – A Fundação Municipal de Saúde abriu mais um local de atendimento para as pessoas portadoras de HIV/Aids: a Policlínica Regional do Fonseca. O atendimento no novo Serviço de Atenção Especializado (SAE) ocorre toda terça-feira das 13 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 12 horas, para moradores do Fonseca e região. No SAE, os pacientes contam com ampla assistência e tratamento, além de cuidados de acolhimento e prevenção.


A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos conta que todas as unidades da rede básica realizam o teste gratuito de HIV e explica como a população é atendida pelo Serviço Especializado.

"O município oferece amplo serviço de qualidade para portadores de HIV/Aids Esse novo SAE é mais um ganho para população. É importante a realização do teste em nossas unidades. A partir da confirmação do diagnóstico do HIV, o paciente é encaminhamento para o SAE mais próximo de sua residência e recebe todos os cuidados necessários", explica.

O novo SAE na Policlínica do Fonseca conta com uma equipe formada por médica infectologista, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e pelos setores de vigilância e farmácia.

A chefe de Vigilância da Policlínica, Cláudia Márcia, conta que a unidade já realiza testes rápidos e encaminhava para o tratamento em outras unidades de saúde de Niterói.

"Com esse ambulatório, os pacientes da unidade poderão receber os antirretrovirais e terem assistência na própria unidade, sem a necessidade de se afastarem do local onde residem", afirmou.


Atendimento HIV/Aids em Niterói

O Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro, é a unidade referência para internação. O local possui uma enfermaria exclusiva com médico infectologista de plantão 24 horas e oferece atendimento ambulatorial para adultos, crianças, adolescentes. Além de psicólogo, que tem em todos os serviços, o hospital conta com especialidades como assistente social, dentista, fisioterapeuta, dermatologista, proctologista, ginecologista.

Para atendimento ambulatorial de adultos os pacientes contam a Policlínica Regional Sérgio Arouca, Policlínica Regional do Barreto, Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva e Policlínica Regional do Largo da Batalha. Gestantes HIV positivo têm atendimento na Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio.

Também há o serviço em parceria com a FMS no Hospital Universitário Antônio Pedro para crianças, adolescentes, adultos, gestante e no Hospital Estadual Azevedo Lima para adultos e gestantes.

A coordenadora do Programa de IST-AIDS da FMS, Márcia Santana, conta que além dos cuidados clínicos, o município oferece em sua rede ações de prevenção e promoção da saúde, como a aquisição e distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante etc.), medicamentos e material educativo.

“Também são realizadas campanhas para promover a solidariedade, não-preconceito e não-discriminação em relação às pessoas portadoras de HIV/Aids”, pontua.

 
Programação Mês da Muher

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ